AGU recorre contra afastamento da diretoria de agência reguladora e ONS

Justiça havia determinado o afastamento como medida para impedir "interferências" na investigação sobre o apagão no Amapá

Apagão registrado em novembro de 2020 no Amapá (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

A Advocacia Geral da União (AGU) recorreu na noite desta quinta-feira (19) da decisão da Justiça que afastou a direção da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Operador Nacional do Sistema (ONS).

O juiz da 2ª Vara Federal no Amapá, João Bosco Costa Soares da Silva, havia afirmado na decisão que medida é necessária para impedir possíveis interferências na investigação das causas do apagão no estado.

Para o governo, no entanto, afastamento de diretores representa uma medida "extrema" e que irá "instabilizar" a organização e o funcionamento dos dois órgãos. As informações são do G1.

“Por lei, nem mesmo o chefe do Poder Executivo federal, na figura do presidente da República, detém competência para destituir do cargo os diretores da Aneel” , diz o recurso.

A ordem da Justiça Federal é para afastamento por 30 dias dos diretores. O pedido partiu do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que moveu a Ação Popular.

Em nota, a Aneel afirma que “respeita a decisão da Justiça, mas ações como essa acabam gerando ruído e prejudicando os trabalhos em um momento em que todos os esforços deveriam estar concentrados no restabelecimento pleno do fornecimento de energia no Amapá”.

Temas

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar