Depois de passar ao segundo turno das eleições da Prefeitura de Porto Alegre, Manuela D’Ávila (PCdoB) já recebeu os dois primeiros apoios. Vieram de PSOL e Rede, que nesta segunda-feira (16) anunciaram que estarão ao lado da comunista.
Manuela teve 29% dos votos válidos e vai disputar a prefeitura da capital gaúcha com Sebastião Melo (MDB). O direitista ficou com 31%.
A primeira declaração de apoio veio do PSOL, que no primeiro turno concorria com a deputada federal Fernanda Melchionna. Ela ficou com 4,34% dos votos. Fernanda oficializou o apoio em evento e publicou nas redes sociais que o partido estará com Manuela neste segundo turno.
No final da tarde, Manuela divulgou em seu Twiter que tinha recebido o apoio do Rede Sustentabilidade.
A candidata também esteve nesta segunda-feira com Monserrat Martins, que disputou a prefeitura pelo PV, ficando com 0,22% dos votos. Ele disse que decidirá quem vai apoiar na quarta-feira à noite.
E o PDT?
Quem ainda não declarou se vai apoiar alguém ou ficar neutro no segundo turno na capital gaúcha foi o PDT. O partido lançou Juliana Brizola -neta de Leonel Brizola, líder histórico da legenda – e ficou na quarta posição, com 6,41% dos votos.
O termo “o PDT” figurou inclusive entre os termos mais buscados no Twitter nesta segunda-feira. A maioria dos comentários era exatamente cobrando que a sigla apoie candidaturas de esquerda nas cidades em que não foi ao segundo turno.