PSOL e Rede são primeiros a declarar apoio a Manuela em Porto Alegre

Candidata do PCdoB espera resposta do PV até quarta-feira; PDT ainda não definiu se vai endossar campanha no segundo turno

Manuela D'Ávila e Fernanda Melchionna (Foto Reprodução Twitter)
Escrito en POLÍTICA el

Depois de passar ao segundo turno das eleições da Prefeitura de Porto Alegre, Manuela D’Ávila (PCdoB) já recebeu os dois primeiros apoios. Vieram de PSOL e Rede, que nesta segunda-feira (16) anunciaram que estarão ao lado da comunista.

Manuela teve 29% dos votos válidos e vai disputar a prefeitura da capital gaúcha com Sebastião Melo (MDB). O direitista ficou com 31%.

A primeira declaração de apoio veio do PSOL, que no primeiro turno concorria com a deputada federal Fernanda Melchionna. Ela ficou com 4,34% dos votos. Fernanda oficializou o apoio em evento e publicou nas redes sociais que o partido estará com Manuela neste segundo turno.

https://twitter.com/fernandapsol/status/1328425038530424833

No final da tarde, Manuela divulgou em seu Twiter que tinha recebido o apoio do Rede Sustentabilidade.

https://twitter.com/ManuelaDavila/status/1328453714588348423

A candidata também esteve nesta segunda-feira com Monserrat Martins, que disputou a prefeitura pelo PV, ficando com 0,22% dos votos. Ele disse que decidirá quem vai apoiar na quarta-feira à noite.

E o PDT?

Quem ainda não declarou se vai apoiar alguém ou ficar neutro no segundo turno na capital gaúcha foi o PDT. O partido lançou Juliana Brizola -neta de Leonel Brizola, líder histórico da legenda – e ficou na quarta posição, com 6,41% dos votos.

O termo “o PDT” figurou inclusive entre os termos mais buscados no Twitter nesta segunda-feira. A maioria dos comentários era exatamente cobrando que a sigla apoie candidaturas de esquerda nas cidades em que não foi ao segundo turno.

Assim como em relação a  Manuela, a legenda não havia se manifestado, até a noite desta segunda, se apoiaria Guilherme Boulos (PSOL) na disputa contra Bruno Covas (PSDB) em São Paulo.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar