Deputados e internautas bolsonaristas foram às redes sociais na quarta-feira (11) para publicar uma série de ataques contra o candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos. Perfis utilizaram a fake news produzida pelo blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio como forma de acusar o candidato de ilegalidades.
“Recebo, com nenhuma surpresa, a divulgação do #LaranjalDoBoulos , está no DNA dessa gente”, tuitou a deputada federal Major Fabiana (PSL-RJ). Perfis também compartilharam memes com bolos de laranja. Com a campanha dos bolsonaristas, a hashtag #LaranjalDoBoulos chegou aos Trending Topics do Twitter.
A “denúncia” de Eustáquio, inclusive, foi usada por Celso Russomanno (Republicanos), candidato do presidente Jair Bolsonaro em São Paulo, para atacar Boulos durante o debate eleitoral promovido pela Folha de S.Paulo.
A Justiça Eleitoral, no entanto, reconheceu que as acusações de Eustáquio contra o candidato do PSOL são falsas e determinou que o Google retire do ar o vídeo publicado pelo blogueiro.
De acordo com o juiz Emílio Migliano Neto, da 2ª Zona Eleitoral de São Paulo, acusações são “sabidamente inverídicas”. No vídeo, o candidato do PSOL é acusado de usar empresas fantasmas para desviar R$ 500 mil nas eleições de 2020.