Padilha quer garantir vacinação de HPV para crianças que completam 15 anos até 2021

O deputado aponta que o fechamento das escolas durante a pandemia prejudicou a divulgação de campanhas de vacinação

O deputado Alexandre Padilha, do PT-SP - Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), ex-ministro da Saúde, apresentou na última sexta-feira (1) um projeto de lei (4798/2020) que busca garantir a cobertura da vacinação de HPV em crianças em razão do impacto que o fechamento de escolas, provocado pela pandemia do novo coronavírus, gerou na vacinação infantil.

"Tendo em vista que o ambiente escolar é muito fundamental na conscientização de crianças e adolescentes sobre a importancia da vacinação e que, em 2020, por conta da pandemia, crianças e adolescentes não frequentaram a escola, apresentei um Projeto de Lei que visa corrigir essa lacuna", explica Padilha.

"A ideia é determinar que o calendário de vacinação contra o HPV, pelo SUS no ano de 2021, aumente o público a ser vacinado, considerando jovens que completarão 15 anos até o dia 21 de dezembro de 2021", detalhou.

No texto apresentado, o deputado aponta que a imunização contra o HPV no Brasil busca "prevenir os cânceres de colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus, boca e orofaringe refletindo na redução da incidência e da mortalidade por esta enfermidade".

Padilha destaca ainda que o país tem vivido uma diminuição da cobertura vacinal e são necessários esforços para garantir a imunização. "Tal tema é crucial já que o Brasil tem tido uma considerável e perigosa redução da cobertura da vacinação nos últimos anos, apresentando em 2019 os priores dados desde 2013. Considero, pois, uma medida urgente e necessária para a saúde pública brasileira", defende.

Confira aqui o projeto de lei