Ibope: João Pessoa tem empate técnico quádruplo na liderança; Ricardo Coutinho aparece em 3º

O ex-governador enfrenta uma disputa judicial com o PT de João Pessoa, que recusa o apoio definido pela direção nacional da legenda

Ricardo Coutinho (Foto: Arquivo/EBC)
Escrito en POLÍTICA el

Enquanto PT e PSB travam uma disputa judicial por conta das candidaturas do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) e Anísio Maia (PT), o candidato socialista aparece empatado tecnicamente na liderança da corrida eleitoral de João Pessoa. Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (5) traz um empate técnico entre os quatro primeiros colocados da corrida pela capital paraibana.

Quem lidera a disputa é Cícero Lucena (PP), com 18%, apoiado pelo governador João Azevêdo (Cidadania). Em seguida aparecem Nilvan Ferreira (MDB), com 15%, Ricardo Coutinho (PSB), com 12%, e Wallber Virgolino (Patriota), com 10%. Os quatro estão empatados tecnicamente de acordo com a margem de erro de 4 pontos percentuais. Virgolino tenta se apresentar como o representante do bolsonarismo.

Em seguida aparecem Ruy Carneiro (PSDB), 7%, Edilma Freire (PV), 5%, e Raoni, 2%. Anísio Maia (PT) tem apenas 1% das intenções de voto, empatado com João Almeida (Solidariedade).

Nesta segunda, Maia teve uma vitória em ação movida pelo PT de João Pessoa contra uma decisão da direção nacional da legenda, que havia formalizado uma chapa com Coutinho. A Justiça definiu que Anísio tem o direito de concorrer e determinou a mudança do vice do ex-governador, Antônio Barbosa Filho, filiado ao PT. Segundo informações da Justiça Eleitoral, a chapa do socialista já recebeu R$ 30 mil da direção nacional petista

Rejeição

Apesar de estar entre os primeiros, Coutinho é o candidato mais rejeitado da disputa, com 43% dos eleitores afirmando que jamais votariam no ex-governador. Lucena está logo atrás, com 30%, seguido por Carneiro, 18%, e Ferreira, 16%. Os demais tem menos de 15% de rejeição.