O governo do Rio voltou atrás e vai recolher as apostilas distribuídas a estudantes do ensino médio que continham charge ironizando encontro entre a ex-presidenta Dilma Rousseff e o papa Francisco. A Secretaria de Estado de Educação do Rio (Seeduc) disse, em nota, que a “atual gestão” da pasta, “que assumiu em 25/9”, entende que esse conteúdo é “inadequado” e lamentou o fato.
A secretaria também informou que já providenciou a impressão de novo material, que deve ser enviado aos alunos na próxima semana.
O caso foi denunciado pela Fórum. A imagem consta do Caderno de Atividades Pedagógicas de Aprendizagem Autorregulada de Língua Portuguesa e Literatura distribuído pela Seeduc aos estudantes do primeiro ano do ensino médio estadual.
A atividade número 7 da apostila traz uma charge do cartunista Sinfrônio que mostra a ex-presidenta ajoelhada diante do papa. Francisco diz: “Sem a pobreza não somos nada!!”. Dilma responde: “É verdade!!”. O desenho mostra a ex-presidenta segurando um cartão do Bolsa Família, mas atrás do corpo, como que escondendo-o do pontífice. Há uma clara tentativa de passar a narrativa de que o Bolsa Família seria um programa eleitoreiro, que visava conquistar a simpatia e apoio das populações mais pobres.
A Fórum procurou a Seeduc e recebeu a nota que informou que o material corresponde à gestão anterior da pasta – conduzida por Pedro Fernandes, preso em setembro. A Seeduc, agora comandada por Comte Bittencourt, reconheceu que o conteúdo é inadequado e lamentou o episódio.