O presidente Jair Bolsonaro aproveitou sua live semanal desta quinta-feira (29) para declarar apoio a candidatos a prefeito em algumas capitais. Um dos políticos que tem o apoio do capitão da reserva é Bruno Engler (PRTB), que postula a prefeitura de Belo Horizonte (MG) e aparece nas pesquisas com 3% das intenções de voto.
Ao fazer campanha para o seu candidato, no entanto, o presidente tirou sarro da forma física de Engler, sugerindo que ele engordou. Para isso, Bolsonaro voltou a usar o termo "arroba", unidade de medida usada para pesar gado.
"Um jovem, tá um pouquinho fora do peso... Deve ser a pandemia, ficou em casa muito tempo. Tá com pinta aqui de umas 7 arrobas", disparou, aos risos, segurando um "santinho" do candidato.
"Arroba" é um termo bastante usado por Bolsonaro e foi com essa palavra que, em 2017, ele se referiu a quilombolas, em uma declaração notadamente racista durante evento no Clube Hebraica, Rio de Janeiro. "Eu fui num quilombo. O afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Não fazem nada. Eu acho que nem para procriador ele serve mais. Mais de R$ 1 bilhão por ano é gasto com eles", disse à época.
Na live desta quinta-feira, além de Engler, Bolsonaro confirmou apoio à candidatura de Marcelo Crivella no Rio de Janeiro e de Celso Russomanno em São Paulo. Ambos são do Republicanos.
Assista ao trecho em que o presidente usa medida de gado para falar de seu aliado.