O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva saudou, através de sua conta do Twitter, na manhã desta segunda-feira (26), “a coragem e o exemplo do Chile, que ontem derrotou na força do voto a Constituição ditatorial de Pinochet”.
Lula disse ainda que “a América Latina resiste e começa a escrever uma nova página de sua história. Parabéns, povo chileno!”
“Saúdo a coragem e o exemplo do Chile, que ontem derrotou na força do voto a Constituição ditatorial de Pinochet. A América Latina resiste e começa a escrever uma nova página de sua história. Parabéns, povo chileno!”
Ampla maioria
Depois de eleições com baixa adesão de voto da população, o povo chileno tomou uma decisão importante para dar início a um novo ciclo na democracia do país: mais de 14 milhões de pessoas participaram do plebiscito neste domingo (25) e decidiram, com ampla maioria dos votos, enterrar de uma vez por todas a Constituição de 1980 instaurada pelo ditador Augusto Pinochet e que perdurava até então.
Às 22h30, 76% das urnas já haviam sido apuradas e o resultado é irreversível: 78,12% pela criação de uma nova Constituição, contra 21,88% pela manutenção da atual Carta Magna. Os números superaram as previsões de pesquisas.