O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva escreveu nesta quinta-feira (1º) em seu Twitter que quer voltar a andar pelo Brasil. Com 74 anos e, portanto, do grupo de risco para o novo coronavírus, Lula tem procurado se manter mais em casa.
“Meu desejo é voltar em breve a andar pelo Brasil. Conversar com as pessoas”, escreveu Lula.
“Alguém precisa falar sobre emprego, sobre sonho, sobre nosso futuro. Precisamos recuperar nossa esperança”, afirmou.
Lula fez a postagem um dia depois de o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrar que o desemprego no Brasil chegou a 13,8%, a maior taxa da série histórica.
O instituto revelou ainda que, além das 13,1 milhões de pessoas desempregadas, outras 5,8 milhões gostariam de trabalhar, mas nem procuram uma vaga, porque não têm esperança de encontrar. Esse contingente, chamado tecnicamente de desalentados, também atingiu seu patamar recorde.
A partir dos dados, é possível inferir que Lula acerta em cheio quando associa emprego a sonho, futuro e esperança.
Direitos políticos de volta
Lula também usou o Twitter para reivindicar a retomada de seus direitos políticos, cassados por causa da condenação no processo do tríplex do Guarujá. Sua defesa pede que o ex-juiz Sergio Moro seja julgado por suspeição no caso, o que anularia a sentença e faria o processo ser retomado do início, de forma justa.
“Todo mundo sabia que eu tinha condições de ser eleito no 1º turno de 2018. E por isso se preocupam com 2022. Eu quero meus direitos políticos”, escreveu o ex-presidente. “Se vou ser candidato ou não depende de muita coisa. Depende do PT, dos aliados, da saúde, de Deus...”, salientou. Para finalizar dizendo: “Só quero meus direitos políticos”.