Escrito en
POLÍTICA
el
O deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP), que chegou a ser cotado pelo presidente Jair Bolsonaro como possível vice de seu governo, vai apresentar um projeto para modificar a Lei de Migração, de 2017, e dificultar a entrada de imigrantes no país. Para isso, o deputador quer estabelecer cotas para refugiados e um sistema de "triagem", sem entrar em detalhes dos pré-requisitos.
“Não é para ser maldoso, é para proteger o cidadão brasileiro. Aceitamos qualquer um, temos de ser mais rigorosos”, disse, segundo a coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo.
O "príncipe" usou como argumento o ataque aéreo dos Estados Unidos que matou o general iraniano Qassim Soleimani. Para ele, o ocorrido mostra a importância da luta contra o terrorismo. “O Brasil deve ter papel de liderança regional", acrescentou.
Atualmente, o estrangeiro pode pedir autorização de residência no Brasil em diversos casos. Pelo texto da Lei de Migração, essa permissão é concedida caso o imigrante queira estudar ou fazer pesquisa no Brasil, já tenha algum trabalho ou comprove a união familiar no país, por exemplo.