Escrito en
POLÍTICA
el
Entre os arquivos vazados por Brittany Kaiser, executiva da Cambridge Analytica (CA), está uma conversa em que ela articula uma reunião entre um representante da empresa, Mark Turnbull, e o Consulado Geral Britânico São Paulo durante visita do diretor ao Brasil. Segundo a troca de mensagens, entre os assuntos abordados estiveram questões de defesa e eleições.
"Estou escrevendo para apresentar meu diretor administrativo Mark Turnbull (copiado) do SCL Group, um grupo de comunicações estratégicas com sede em Londres, empresa que trabalha em eleições, projetos de defesa e marketing comercial globalmente", diz a mensagem enviada por Kaiser no dia 25 de outubro de 2016. "Gostaríamos de coordenar nossas atividades regionais com o consulado e analisar os serviços da OMIS para a nossa próxima viagem", completa.
Apesar da mensagem ter sido enviada um dia antes, a reunião foi prontamente marcada para o dia 26 de outubro com a consulesa-geral Joana Crellin.
Naquele ano, a Cambridge Analytica estava iniciando seus trabalhos no Brasil. Em julho, Pedro Vizeu-Pinheiro foi contratado oficialmente pela empresa como diretor do grupo SCL no Brasil. Pouco antes de assumir o posto, em maio, Vizeu-Pinheiro já conversava com um candidato à presidência em nome da empresa com vistas à 2018.