Escrito en
POLÍTICA
el
Internacional e Cruzeiro definem, em Porto Alegre, nesta quarta-feira (4), quem irá disputar a final da Copa do Brasil contra o Athlético Paranaense. Enquanto isso, em Brasília, os deputados deveriam estar votando o requerimento que pede urgência sobre a exploração da Base Espacial de Alcântara (MA). Porém, a partida de futebol retirou boa parte dos parlamentares do Plenário para uma sala onde veem o jogo pela televisão.
A resolução dos deputados terá um forte impacto na vida de quilombolas e da população maranhense. O projeto prevê exploração comercial e tecnológica da base espacial. O projeto foi aprovado por 21 votos a 6, no fim de agosto, pela Comissão de Relações Exteriores da Câmara, que é presidida pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente da República e candidato a embaixador brasileiro nos Estados Unidos.
O PSOL entrou com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) tentando barrar a votação. A legenda alegou que medida fere a Constituição Federal em seu primeiro princípio fundamental que é o da soberania nacional.
Confira, abaixo, o registro feito pelo repórter da Fórum, George Marques, que mostra os deputados vendo o jogo enquanto deveriam estar no plenário.
Enquanto o plenário da Câmara discute requerimento de urgência p/ acelerar votação do Acordo para exploração da Base Espacial de Alcântara, com impacto na vida de quilombolas e da população maranhense, uma penca de deputados assiste no cafezinho ao jogo Cruzeiro/Internacional ? pic.twitter.com/GMGkd2XvTZ
— George Marques (@GeorgMarques) September 5, 2019