Escrito en
POLÍTICA
el
Ao menos quatro militares invadiram na última terça-feira (23) uma reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e filmaram a palestra do professor Sidarta Ribeiro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que é diretor da entidade.
A invasão dos militares à palestra sobre Balanço das Ações em C&T do Novo Governo foi registrada e divulgada no Twiter pela professora e pesquisadora da Unicamp, Sabine Righetti. Segundo ela, uma pessoa que estava na plateia disse que em 1970, mas os militares não "ouviram e seguiram lá". "Pelo que apurei, ninguém sabe o que foi isso", tuitou Sabine.
Conad A SBPC é uma das organizações da sociedade civil que foi excluída recentemente por Jair Bolsonaro (PSL) do Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas (Conad). Na ocasião, Sidarta Ribeiro, como diretor da sociedade, criticou a decisão do governo, considerando um "grande retrocesso". "Com essa decisão, percebemos um descolamento da realidade. Não é assim que se faz política pública. Ela deve ser construída com conhecimento, com dados. Os cientistas estão sendo expurgados da sociedade civil", disse em entrevista ao Portal G1.Estava na palestra de Sidarta, que foi filmada por militares como relata o tweet. Fiz algumas fotos. Houve uma intervenção de uma pessoa da plateia dizendo que isso só tinha acontecido na 1970 — os militares ouviram e seguiram lá. Pelo que apurei, ninguém sabe o que foi isso. https://t.co/V544qWuGIY pic.twitter.com/COV86vgmVy
— Sabine B. Righetti (@binerighetti) July 25, 2019