Escrito en
POLÍTICA
el
A Federação Única dos Petroleiros (FUP), por meio de assessoria jurídica, ingressou com uma Ação Popular, com solicitação de urgência na tramitação, contra a venda de ações e perda do controle majoritário da Petrobras sobre a BR Distribuidora. O anúncio da venda ocorreu nesta terça-feira (23), pelo Conselho de Administração da empresa.
A ação foi ajuizada nesta quarta-feira (24), por iniciativa da FUP, em conjunto com Sindicatos de Petroleiros e do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro (Sintramico).
Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo.
Com a medida, a Petrobras perde o controle acionário, passando a ter apenas 41,25% das ações. Além disso, entrega a distribuição de gasolina e diesel no Brasil para bancos dos Estados Unidos.
Questionamento
A iniciativa das entidades sindicais questiona a venda nos “princípios da legalidade, moralidade e eficiência, de matrizes constitucionais”.
Alega, ainda, a ocorrência de grandes prejuízos para o Brasil, pois a privatização da BR Distribuidora “afeta de modo contundente o patrimônio e a coisa pública (de forma) praticamente irreversível ou de difícil reparação, com efeitos concretos extremamente deletérios à sociedade brasileira”.
Com informações da CUT