Escrito en
POLÍTICA
el
O deputado federal e relator da Reforma da Previdência, Samuel Moreira (PSDB-SP), emprega em seu gabinete na Câmara dos Deputados, em Brasília, o ex-prefeito de Tatuí (SP), Luiz Gonzaga Vieira de Camargo (PSDB), condenado na justiça por improbidade administrativa por permitir o ex-secretário de Meio Ambiente de sua gestão atuasse na função e também como médico na Santa Casa da cidade, descumprindo portanto a chamada dedicação integral para o cargo comissionado no município.
Em 2016 o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a decisão em primeira instância, em sentença do juiz Rubens Petersen Neto, que condenou ambos pelo enquadramento nos artigos 10 e 11 da lei de improbidade administrativa (Lei 8.429/1992), em permitir, facilitar ou concorrer para que terceiro se enriqueça ilicitamente e por praticar ato proibido por lei, respectivamente.
Gonzaga, como é conhecido em sua terra natal, candidatou-se ao cargo de deputado estadual em 2018, também por São Paulo, porém não foi eleito.
Em Brasília o ex-prefeito ajuda Samuel na articulação política com a base de prefeitos do interior de São Paulo. Como o relator da Previdência está concentrado nas articulações em torno do texto, Gonzaga tem recebido prefeitos do Estado para despachos internos em assuntos referentes a emendas parlamentares.
Até a tarde desta segunda-feira (17) o nome do ex-prefeito continua como "ativo" entre os servidores lotados no gabinete do relator da Previdência.
Procurado pelo blog a assessoria de imprensa de Samuel Moreira esclarece que a contratação de Luiz Gonzaga Vieira passou pelo escrutínio da Câmara, que não detectou irregularidades na nomeação. Caso seja verificada alguma ilegalidade, o funcionário será exonerado.