Escrito en
POLÍTICA
el
O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apesar de não ter mencionado as manifestações que aconteceram em todo o Brasil nesta quinta-feira (30), parece ter ouvido o clamor das ruas contra os cortes nos recursos da educação que vêm sendo promovidos pelo governo de Jair Bolsonaro.
Durante palestra em um evento de inovação tecnológica em São Paulo, Obama relacionou diretamente o desenvolvimento econômico com os investimentos na área que vem sendo sucateada pelo atual governo brasileiro. Para ele, a "a chave do sucesso é a educação". “Dar educação e serviços sociais não é caridade, é uma ferramenta de desenvolvimento econômico”, afirmou.
Para uma plateia de 10 mil pessoas, que desembolsaram mais de R$2 mil para vê-lo, o ex-presidente dos Estados Unidos foi enfático com relação ao tema que foi a pauta dos protestos desta quinta-feira.
"Se você um país que não tem este tipo de investimento nas pessoas [em educação], ele provavelmente não será bem-sucedido", disse.
E ainda prosseguiu. "Algumas vezes, particularmente na América Latina, onde existem profundas divisões políticas entre esquerda e direita, tudo é muito ideológico, vejo que as pessoas não acreditam no governo e no mercado. Não existe um mercado funcional sem um bom governo. E, se você não tem um bom sistema educacional, não tem um bom mercado. Sem isso tudo, não há um bom governo".