Escrito en
POLÍTICA
el
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, não segurou as lágrimas na tarde desta sexta-feira (3) durante um discurso na cerimônia de formatura de novos diplomatas do Instituto Rio Branco, em Brasília.
Emocionado, o chanceler chegou a comparar o presidente Jair Bolsonaro, que também estava no evento, a Jesus Cristo. “A pedra que os órgãos da imprensa rejeitaram, a pedra que os intelectuais rejeitaram, que os especialistas rejeitaram... Essa pedra tornou-se a pedra angular do edifício do novo Brasil”, afirmou. Na Bíblia, a "pedra angular" simboliza Jesus.
Para além dos elogios ao presidente e ataques à imprensa, Araújo, em sua fala, alertou os novos diplomatas que "nem tudo serão rosas" em suas carreiras e disparou: "Diplomacia não significa ficar em cima do muro. Não é ver os grandes embates e aderir ao vencedor. Diplomacia precisa ter sangue nas veias".
Em outro ponto de seu discurso, o ministro comentou a situação da Venezuela e disse acreditar que a tentativa frustrada do líder oposito Juan Guaidó de derrubar o presidente Nicolás Maduro na última terça-feira (30) não representa uma derrota.
“No Grupo de Lima, hoje, nós queremos deixar muito claro o fato de que o que aconteceu no dia 30, no dia 1.º, não é de forma nenhuma uma derrota desse ímpeto pela liberdade, pela democracia. Ao contrário, isso exige que a comunidade internacional continue trabalhando, como vem trabalhando”.