Escrito en
POLÍTICA
el
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, esteve em Roma, na Itália, esta semana e, neste domingo (12), postou uma foto em seu Twitter com o líder ultradireitista italiano Matteo Salvini.
Salvini, do partido de extrema-direita Liga, é atualmente vice-primeiro-ministro da Itália e ministro do Interior. Alinhado ideologicamente com outros conservadores europeus, como o presidente da Hungria, Viktor Orban, o italiano é um nacionalista ferrenho, anti-imigração e considerado, por muitos, um neo-fascista.
O chanceler brasileiro, no entanto, prefere chamá-lo de "grande líder da regeneração europeia".
"Em Roma estive c/ Matteo Salvini, grande líder da regeneração europeia. 'L'Italia s'è desta, dell'elmo di Scipio s'è cinta la testa'. A Itália acordou, colocou o elmo de Cipião (vencedor de Cartago). O Brasil tb acordou. Também cingimos o elmo e estamos prontos p/ a luta decisiva", escreveu Araújo ao postar a foto com Salvini, em referência a um trecho do hino italiano.
Quem também se encontrou com Salvini recentemente foi o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que atua como uma espécie de chanceler informal no governo de seu pai. O encontro foi em 19 de abril e, na ocasião, o parlamentar brasileiro e o ultradireitista italiano discutiram as eleições europeias, imigração e a recém-aprovada lei na Itália de legítima defesa que flexibiliza o porte de arma.Em Roma estive c/ Matteo Salvini, grande líder da regeneração europeia. "L'Italia s'è desta, dell'elmo di Scipio s'è cinta la testa". A Itália acordou, colocou o elmo de Cipião (vencedor de Cartago). O Brasil tb acordou. Também cingimos o elmo e estamos prontos p/ a luta decisiva pic.twitter.com/lcw1yJXOx1
— Ernesto Araújo (@ernestofaraujo) 12 de maio de 2019