Escrito en
POLÍTICA
el
A deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ) foi chamada de verme pelo presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Alceu Moreira (MDB-RS), durante audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara nesta quarta-feira (10).
A ofensa foi proferida após reação da parlamentar a declarações do ruralista, que proferia acusações sobre supostas ilegalidades em demarcações de terras indígenas.
“Não sabe nada. Não te dei a palavra. Não tô conversando contigo. Aliás, se eu quiser falar com verme, eu converso contigo”, disparou Alceu, já com seu microfone desligado.
A fala, porém, foi captada pela TV Câmara, que transmitia a audiência pública pela internet, como demonstra o vídeo - o qual Talíria solicitará formalmente para tomar as medidas cabíveis. Assista a partir dos 40 segundos
“Em nenhum momento desrespeitei o deputado e ele se referiu a mim, pelo que pude perceber, como verme. É muito lamentável, ainda mais durante a discussão de um tema tão importante. É lamentável que um deputado representante dos ruralistas, daqueles que querem avançar sobre terras indígenas, quilombolas, ampliar a violência no campo, também seja desrespeitoso aqui dentro. Vamos verificar se é quebra de decoro e pensar o que fazer”, declarou a deputada do PSOL à Fórum.
Após ser ofendida, Talíria chegou a se levantar, mas os ânimos foram contidos pelo presidente da comissão, o deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB-SP).
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, participava da audiência pública.
Comunicar erro
Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar