Escrito en
POLÍTICA
el
Reportagem na edição desta segunda-feira (6) da Folha de S.Paulo informa que o governo de Jair Bolsonaro pretende garantir até R$ 10 bilhões para bancos privados como Citibank, Santander e JPMorgan façam empréstimos aos estados.
Bolsonaro quer excluir as instituições públicas, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, do socorro financeiro.
Segundo o secretário do Tesouro, Mansueto Almeida, os bancos privados estão sendo sondados para, além de fazer empréstimos, também comprar títulos atrelados a recebíveis da dívida ativa e de direitos sobre royalties do petróleo.
Os bancos públicos não deverão participar porque, além da restrição orçamentária do governo federal, que tenta entregar o seu próprio ajuste fiscal, eles são vedados por lei de fazer empréstimos para pagar despesas do dia a dia, como salários e fornecedores.
A União já identificou o interesse ao programa voluntário de ajuste dos estados de Rio Grande do Norte, Roraima, Mato Grosso, Goiás e Rio Grande do Sul —este último, caso não consiga aprovar na Assembleia local a autorização para fazer privatizações.
Leia a reportagem na íntegra.
Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.
Comunicar erro
Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar