Escrito en
POLÍTICA
el
A Polícia Federal, na tarde desta sexta-feira (1) concedeu autorização para que o ex-presidente Lula deixe a prisão em Curitiba para participar do velório de seu neto Arthur, que morreu hoje em decorrência de uma meningite.
A autorização para a saída temporária de Lula foi concedida com base na Lei de Execução Penal, que prevê a liberação de presos para casos de mortes de parentes. A mesma lei foi usada como base pela defesa de Lula para que o ex-presidente, no mês passado, fosse ao velório de seu irmão Vavá. O pedido, no entanto, foi negado.
Os advogados de Lula se comprometeram, junto à Justiça do Paraná, a não divulgar o trajeto que será feito pelo ex-presidente. O Ministério Público Federal (MPF) já se manifestou favoravelmente à soltura e, agora, cabe à juíza Carolina Lebbos, da Vara de Execução Penal, sacramentar a decisão. Fontes de Curitiba informaram que a magistrada já disse, de maneira informal, que autorizará a saída de Lula. Ela estaria, neste momento, discutindo com a defesa do petista como se dará o deslocamento do ex-presidente.
Lula deve seguir de Curitiba, onde está preso desde abril do ano passado, para São Paulo em um avião cedido pelo governo do Paraná. Em nota, o governador do estado, Ratinho Junior, confirmou a informação.
Comunicar erro
Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar