Escrito en
POLÍTICA
el
O ex-deputado federal Jean Wyllys está em Portugal onde ministrará duas palestras, esta semana, sobre fake news e os impactos dos discursos de ódio nos modos de vida das minorias étnicas, religiosas e sexuais e também nos processos eleitorais.
Um dos maiores alvos de fake news e discurso de ódio da política brasileira, Wyllys chegou a derrubar, junto ao Facebook e Twitter, centenas de páginas que propagavam mentiras a seu respeito e que incitavam violência. A situação chegou a um ponto tão alarmante, no entanto, que o ex-parlamentar se viu obrigado a renunciar ao seu mandato e sair do Brasil, em janeiro, para preservar sua integridade física e a de sua família.
Leia também
PSOL aciona departamento jurídico para investigar fake news contra Jean Wyllys
Primeiro deputado assumidamente LGBT da Câmara, Jean Wyllys foi convidado para palestrar em Portugal pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e pela Fundação José Saramago. Uma das conferências acontece em Coimbra, nesta terça-feira (26), e a outra em Lisboa, na quarta-feira (27).
Em Coimbra, o ex-deputado dividirá um mesa de debates com o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos e com ativistas e estudiosos locais.