Escrito en
POLÍTICA
el
Paulo Pimenta (RS), líder do PT na Câmara Federal, protocolou, nesta quinta-feira (14), representação na Comissão de Ética da Presidência da República, contra Sérgio Moro, ministro da Justiça e da Segurança Pública. A alegação é violação do Código de Ética da Alta Administração Pública.
Moro é acusado de não respeitar a postura ética de um agente público, por não ter respondido à representação do PSOL a respeito de um suposto encontro com representantes da fabricante de armas Taurus.
“Um ministro de Estado não pode, a pretexto de ocultar uma agenda que deve ser pública, alegar sigilo de um encontro privado com quem tem interesses comerciais em face da Administração Pública Federal. Ademais, este é o encargo que se deve suportar ao se optar por uma carreira pública, onde a respectiva contraprestação aos serviços prestados provém dos cofres públicos”, diz o documento.
Desrespeito
Pimenta afirma que Moro desrespeitou a Lei de Acesso à Informação e a Constituição e solicita que a Comissão de Ética adote as medidas legais cabíveis, inclusive com representação junto ao Ministério Público Federal para que seja avaliada a prática de improbidade administrativa.
Lula também criticou o ministro de Bolsonaro: “Moro, que cometeu um crime ao divulgar uma gravação da presidente da República feita de forma ilegal, agora é ministro de Bolsonaro e alega privacidade”, afirmou Lula, em um tuíte. O ex-presidente retuitou vídeo de Marcelo Freixo.
Assistam ao vídeo de Freixo: https://www.youtube.com/watch?v=mLWqbKgG93cMoro, que cometeu um crime ao divulgar uma gravação da presidente da República feita de forma ilegal, agora é ministro de Bolsonaro e alega privacidade para não responder ao Congresso sobre agenda do Ministério da Justiça com empresários da Taurus, fabricante de armas.#timeLula https://t.co/jjAWCJ454T
— Lula (@LulaOficial) 14 de fevereiro de 2019
Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.