Escrito en
POLÍTICA
el
Os advogados do ex-presidente Lula apresentaram recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (2) pedindo a anulação do julgamento do TRF-4 que desrespeitou decisão do STF e condenou o ex-presidente Lula em segunda instância no processo do Sítio de Atibaia. Alguns ministros já demonstraram incômodo com a atitude do tribunal.
A defesa afirma que é "necessária e urgente" a aceitação da liminar que pede a anulação do processo em razão do entendimento do STF de que réus devem ser ouvidos depois dos delatores. Os advogados sustentam que o caso deveria voltar à primeira instância para que o petista reapresentasse alegações finais.
Segundo os defensores, houve "constrangimento ilegal" por parte do tribunal, que ignorou recursos apresentados por Lula e, por unanimidade, aumentou a pena de 12 anos e 11 meses para 17 anos e 1 mês.
"Por qual razão este processo específico mereceu atenção especial, e teve seu trâmite deliberadamente acelerado, ultrapassando mais de um milhar de outros recursos pendentes de julgamento pela ordem cronológica?", questiona ainda a defesa.