Escrito en
POLÍTICA
el
O pedido de liberdade do ex-presidente Lula será analisado pelo juiz federal titular da 12ª Vara de Execuções Penais Danilo Pereira Júnior. A juíza substituta Carolina Lebbos, responsável por parte dos casos envolvendo o petista, está de férias. Vizinho da sala onde atuou o ex-juiz Sergio Moro, Danilo foi convidado por ele em março deste ano para o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.
O juiz federal também tem atuado em casos da Operação Lava Jato. Afeito a tornozeleiras eletrônicas, o juiz federal disse recentemente ao ex-ministro Antonio Palocci, ao liberá-lo para o regime semiaberto, que "a liberdade está em suas pernas", referindo-se ao equipamento de monitoramento eletrônico.
Em outra ocasião, em agosto deste ano, ele ameaçou a doleira e ex-namorada de Alberto Youssef, Nelma Kodama, que postou um vídeo retirando a tornozeleira eletrônica ao vivo nas redes sociais. O juiz classificou a atitude de Nelma como um "desserviço à sociedade brasileira".
Danilo Pereira Júnior será o responsável por avaliar o pedido da defesa de Lula de soltura imediata do ex-presidente, preso político desde abril de 2018. "Não há o menor respaldo para que se mantenha Lula preso por mais uma hora sequer. Nunca houve, mas agora mais ainda. Qualquer ato protelatório dará contornos políticos a esta decisão”, defende o advogado do ex-presidente, Cristiano Zanin.
Com informações do O Globo.