Escrito en
POLÍTICA
el
Assim como o ex-presidente Lula, estava prevista para esta sexta-feira (8) a libertação do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu. Porém, a Justiça Federal do Paraná entendeu que, por estar cumprindo pena no Complexo Médico-Penal de Pinhais, um centro de detenção estadual, o caso deve ser analisado pela Justiça paranaense.
Os advogados de Dirceu entraram com o pedido de alvará de soltura na Justiça Federal na tarde desta sexta. Ao saberem da decisão do juiz que a solicitação deveria ser feita na esfera estadual, entraram com o recurso. Segundo o advogado Roberto Podval, não deve demorar muito para que o petista ganhe a liberdade. "Esperamos que ele seja solto na próxima segunda-feira", comentou.
Acusação
José Dirceu está preso em Curitiba desde 17 de maio deste ano. Ele é acusado de receber propina em um contrato superfaturado da Petrobras com a empresa Apolo Tubulars, fornecedora de tubos para a estatal, entre 2009 e 2012. Ao se entregar à polícia na época, ele comentou com amigos em um áudio que se dedicaria a leituras e deixou um recado aos companheiros.
"Vamos ver se conseguimos justiça a curto prazo, e vou ler mais, manter a saúde. Fiquem aí na trincheira de vocês que é também a nossa. Vamos à luta. O Brasil já está mudando, o vulcão está em erupção, um vulcão de jovens e mulheres", disse.