Escrito en
POLÍTICA
el
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) deverá assinar nesta terça-feira (5) o projeto de lei que autoriza a privatização da Eletrobras. Ofício foi enviado à empresa pelo Ministério de Minas e Energia, comandado por Bento Albuquerque. Em entrevista à GloboNews, o ministro disse nesta terça que o governo busca "capitalizar" a empresa, que, segundo ele, está perdendo participação no mercado.
"Estamos otimistas em relação à tramitação desse projeto. O presidente Bolsonaro assinando hoje o projeto de lei, eu levarei pessoalmente para entregar ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, ainda hoje", disse. De acordo com ele, a Eletrobras terá só 15% de geração de energia e 35% na transmissão em dez anos se não for privatizada.
Após assinatura de Bolsonaro, é necessário ainda o aval do Congresso para que o governo dê andamento ao plano de repassar a estatal para a iniciativa privada. Isso porque ela foi excluída do PND (Plano Nacional de Desestatização) e precisa que deputados e senadores aprovem sua reinclusão.
Desde o governo de Michel Temer a estatal sofre o risco de ser privatizada. A equipe econômica de Temer chegou a apresentar um projeto de lei com a modelagem do negócio, mas a proposta travou em comissão.
Com informações da Folha de S.Paulo.