Deputada Joênia Wapichana quer frente parlamentar mista por direitos indígenas

“O plano é atender à uma reivindicação da APIB [Articulação dos Povos Indígenas do Brasil] para que haja união em uma frente mista, para defender os direitos constitucionais indígenas. A gente vai iniciar as conversas com os parlamentares”, disse a deputada

Escrito en POLÍTICA el
[caption id="attachment_165658" align="alignnone" width="600"] Foto: Reprodução/Vídeo[/caption] A primeira mulher indígena eleita deputada federal, Joênia Wapichana (Rede-RR), quer a formação de uma frente parlamentar mista no Congresso Nacional em defesa dos direitos da população indígena. A frente parlamentar mista é formada por deputados e senadores. “O plano é atender à uma reivindicação da APIB [Articulação dos Povos Indígenas do Brasil] para que haja união em uma frente mista, para defender os direitos constitucionais indígenas. A gente vai iniciar as conversas com os parlamentares”, disse a deputada. Um assessor legislativo explicou que são necessárias assinaturas de 171 parlamentares para a frente existir. Na legislatura anterior, iniciada em 2015, chegou a ser criada uma frente parlamentar indígena, mas formada apenas por deputados. As frentes são estruturas suprapartidárias, até pela quantidade de parlamentares integrantes. Segundo o assessor, pela experiência, a expectativa é que a frente mista para a defesa da população indígena seja formada por parlamentares do campo da esquerda, em sua maioria. A ideia, no entanto, é manter a abertura ao diálogo com todos os partidos.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.