Escrito en
POLÍTICA
el
[caption id="attachment_139053" align="alignnone" width="652"] Foto: Reprodução/TV Globo[/caption]
O ex-prefeito de São Paulo e candidato do PSDB ao governo paulista, João Doria, sofreu um revés na Justiça: foi condenado, nesta sexta-feira (24), à suspensão de seus direitos políticos pelo período de quatro anos. A decisão foi da juíza Carolina Martins Cardoso, da 11ª Vara da Fazenda Pública da Justiça. No entanto, cabe recurso da resolução, segundo reportagem de Luís Adorno, Nathan Lopes e Janaína Garcia, do UOL.
Além das punições por improbidade administrativa (suspensão dos direitos políticos por quatro anos e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, por três anos), a juíza condenou o tucano a ressarcir os cofres públicos.
A decisão indica que Doria deve pagar, com juros, de forma integral, as importâncias gastas com a publicidade e confecção de materiais e produtos com o slogan “SP Cidade Linda”. Outra punição imposta foi multa civil correspondente a 50 vezes o valor da remuneração de Doria à época dos fatos. Com salário bruto de R$ 24,1 mil, o valor soma pouco mais de R$ 1,2 milhão.
O tucano foi denunciado pelo Ministério Público sob a acusação de ter vinculado sua imagem pessoal ao slogan e ao símbolo do programa “SP Cidade Linda”, “demonstrando desvirtuamento da finalidade da propaganda oficial”, que, segundo a magistrada, caracteriza “ato de improbidade administrativa pela violação aos princípios administrativos constitucionais da impessoalidade e da moralidade”.