Fernando Haddad, candidato do PT à vice-presidência da República, declarou, nesta segunda-feira (20), que o partido vai ingressar na Justiça para buscar o aval à candidatura de Lula, depois da determinação do Comitê de Direitos Humanos da ONU, que deliberou que o ex-presidente deve participar do processo eleitoral como qualquer outro candidato. “Agora com essa determinação da ONU, nós vamos ingressar na Justiça com esse aval”, disse Haddad, depois de se reunir com Lula, em visita à sede da superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, ao lado da senadora e residenta nacional dk PT, Gleisi Hoffmann.
“Hoje foi a primeira visita dos advogados do presidente depois da decisão da ONU sobre a determinação de que o presidente participe das eleições, inclusive com todas as prerrogativas de um candidato”, afirmou o ex-prefeito de São Paulo.
Segundo Haddad, a decisão da ONU vai ampliar a ação internacional para assegurarr a presença de Lula na campanha presidencial. “O presidente está muito animado com essa decisão e considera muito importante a participação da ONU em nossos assuntos internos, com a concordância do Brasil, que internalizou a convenção que torna a ONU autoridade no âmbito nacional”, ressaltou. “Nossa ofensiva internacional vai aumentar a partir disso, não só com organismos internacionais, mas também com autoridades internacionais”.Além de Gleisi, o tesoureiro nacional do PT, Emídio de Souza, acompanhou Haddad durante a visita a Lula. “A democracia do Brasil está sendo observada pelo mundo. Nós não podemos deixar de maneira nenhuma que esta democracia seja ferida de morte”, destacou Gleisi.
Gleisi disse o mundo está de olho na eleição presidencial brasileira. “A eleição no Brasil assumiu tal relevância que deixou de ser de interesse apenas da democracia brasileira para ser de interesse da democracia mundial. Não é pouca coisa o que a ONU decidiu e determinou ao Brasil: garantir a candidatura do presidente Lula e que faça todos os atos relativos à sua campanha eleitoral”, acrescentou. Confira: [embed]https://www.facebook.com/Lula/videos/313597979199896/[/embed]