Escrito en
POLÍTICA
el
Os governadores de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), e Paulo Câmara (PSB), de Pernambuco, são os dois grandes vitoriosos do acordo entre os seus partidos.
Se o PSB viesse a apoiar Ciro Gomes, o PT lançaria a vereadora Marília Arraes a governadora em Pernambuco e o PSB manteria Márcio Lacerda na disputa de Minas Gerais. Marília estava empatada com Câmara no primeiro turno e o derrotava nas pesquisas de segundo.
Márcio Lacerda estava em terceiro nas pesquisas de Minas, mas a avaliação de alguns petistas é de que ele poderia crescer no vácuo da disputa entre Pimentel e Anastasia.
Com este novo cenário, o PSB não apoia Pimentel, mas fica sem candidato no segundo maior colégio eleitoral do país. O que deve transformar a disputa mineira num conhecido Galo x Cruzeiro. Ou PT x PSDB.
Em Pernambuco o PT vai apoiar o PSB. E a reeleição de Câmara fica praticamente assegurada. Se Marília topar ser candidata a deputada federal ela tende a eleger alguns outros petistas junto com ela. E se transforma em nome natural para a eleição da prefeitura de Recife.
A operação foi coordenada por Lula, mas os grandes vencedores são os dois governadores.
Quem acabou sendo favorecida foi Márcia Tiburi, que leva o tempo do PSB e passa a ter chances concretas de ir ao segundo turno.