Escrito en
POLÍTICA
el
[caption id="attachment_133700" align="alignnone" width="1024"] Foto: Divulgação/Assessoria Marcio Lacerda[/caption]
Marcio Lacerda (PSB), ex-prefeito de Belo Horizonte e que está na briga pelo governo do estado, pode mudar de ideia no meio do caminho e assumir a vaga de vice na chapa de Ciro Gomes (PDT). Essa hipótese, segundo Pedro Venceslau, do Estado de S.Paulo, ganhou força nos últimos dias diante de articulações de líderes dos dois partidos.
“Não descarto a possibilidade de ser vice do Ciro, mas não deixei a pré-campanha em Minas Gerais. Fiquei honrado com a lembrança. Se houver uma composição PDT-PSB, ela será em torno de princípios”, declarou.
A relação Ciro e Lacerda vem de longe. Em 2003, quando assumiu o Ministério da Integração Nacional de Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro convidou Lacerda para ocupar seu primeiro cargo público: o de secretário executivo na pasta. Em 2008, Lacerda foi o candidato do PSB à prefeitura de Belo Horizonte, depois de uma articulação que envolveu o então governador, Aécio Neves (PSDB), e Lula, mas que passou também por Ciro. O ex-ministro foi até a capital mineira ajudar na primeira campanha do amigo.
De acordo com lideranças do PSB, o partido trabalha com três cenários para a eleição: a proposta de apoiar Ciro ganha força, porém existe um setor que defende a neutralidade na campanha presidencial. Uma terceira corrente quer uma aliança nacional com o PT, o que implica apoiar a pré-campanha de Lula, que está preso.