Escrito en
POLÍTICA
el
Morreu no início da madrugada desta quarta (14), aos 76 anos, em sua casa, em Cambridge, no Reino Unido, o físico e pesquisador britânico Stephen William Hawking. A morte foi comunicada por sua família à imprensa inglesa.
"Estamos profundamente tristes pela morte do nosso pai hoje", disseram seus filhos Lucy, Robert e Tim. "Era um grande cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado viverão por muitos anos", afirmaram em um comunicado. A causa da morte não foi divulgada.
A notícia de sua morte comoveu o planeta. Desde as primeiras horas do dia, o nome Stephen Hawking está em primeiro lugar entre os assuntos mais comentados nas redes. Considerado o cientista mais popular desde Albert Einstein, Hawking abordou temas como a natureza da gravidade e a origem do universo.
No final da década de 1960, ganhou fama com sua teoria da singularidade do espaço-tempo, aplicando a lógica dos buracos negros a todo o universo. Ele detalharia o tema ao público em geral no livro "Uma breve história do tempo", best-seller lançado em 1988. Em 2014, sua história de vida foi contada no filme “A teoria de tudo”, vencedor de um Oscar.
O físico também se tornou um símbolo de determinação por ser portador da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e ter sobrevivido a ela por décadas. A doença degenerativa fez com que conseguisse, em certo ponto, mover apenas um dedo e os olhos voluntariamente. A cadeira de rodas e a crescente dificuldade para se comunicar não o impediram, no entanto, de seguir sua carreira, já que sua capacidade intelectual permaneceu intacta.
Hawking usava um sintetizador eletrônico para poder falar, mas a voz robótica produzida pelo aparelho para expressar suas ideias acabou se tornando não só uma de suas marcas registradas como foi constantemente ouvida e respeitada no mundo todo.
Para produzir sua 'fala', o físico formava as palavras em uma tela com os movimentos dos olhos, também usado para movimentar sua cadeira de rodas.
Vida
Hawking nasceu em 8 de janeiro de 1942 em Oxford, na Inglaterra. Quando fez 8 anos de idade, se mudou para St. Albans, cidade localizada a cerca de 30 km de Londres, na Inglaterra.
Estudou na University College, de Oxford, que também foi a faculdade de seu pai. Stephen queria estudar matemática, enquanto sua família o queria estudante de medicina. Como matemática não estava disponível na grade da universidade, ele escolheu física e se formou em 1962.
Três anos depois, o físico recebeu sua primeira premiação na classe de licenciatura em Ciências Naturais. Ele saiu de Oxford e foi para Cambridge fazer uma pesquisa na área de cosmologia, já que não havia essa área na universidade em que estudava.
Tornou-se doutor em cosmologia e trabalhou como professor de matemática na Universidade de Cambridge, onde era professor lucasiano emérito -- mesmo cargo ocupado por grandes cientistas como Charles Babbage, Isaac Newton e Paul Dirac. Ele também foi diretor do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica da mesma universidade. Suas principais áreas de especialidade foram cosmologia teórica e gravidade quântica.
Hawking também foi autor de 14 livros, entre eles “O universo em uma casca de noz” e “Uma breve história do tempo”.
Relembre frases de Stephen Hawking
“Devemos temer o capitalismo e não os robôs”.
“Todos podem desfrutar de uma vida luxuosa se a riqueza produzida pelas máquinas for compartilhada, ou a maioria das pessoas pode acabar miserável se os donos das máquinas forem pressionados com sucesso contra a redistribuição de riqueza”.
"Mulheres. Elas são um completo mistério."
"Ninguém pode resistir à ideia de um gênio aleijado".
"Eu acredito que a explicação mais simples é: não existe Deus. Ninguém criou o universo e ninguém dirige nossos destinos. Isso me leva ao profundo entendimento de que provavelmente não existe céu e nem vida após a morte. Temos apenas esta vida para apreciar o grande projeto do Universo , e sou muito grato por isso."
“Eu não tenho nenhuma ideia (de qual seja o meu QI). Pessoas que se vangloriam dos seus QI são perdedores.”
“A prova de que no futuro não existirão viagens no tempo, é que não estamos sendo visitados pelos viajantes do futuro.”
“Todo efeito inteligente tem em sua consequência também uma causa inteligente.”
Com informações do G1 e da Folha