Escrito en
POLÍTICA
el
O eleitorado que era tradicionalmente tucano está dividido em outras candidaturas, como de Álvaro Dias (Pode), Marina Silva (Rede) e Bolsonaro (PSC)
Por Redação
Os últimos números da corrida presidencial divulgados pelo Datafolha esta semana mostram que o PSDB tem o seu pior início de ano de eleição em 24 anos. Entre o eleitorado tido como tradicionalmente tucano (renda mais e escolaridade mais alta e concentração na região centro-sul), o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, ficou com uma intenção de voto entre 6% e 11%.
Pior que ele somente Fernando Henrique Cardoso, em 1994, que iniciou o ano eleitoral com intenções de voto entre 8% e 10%.
Essa baixa adesão ao PSDB está ligada ao fato de que mais candidatos de centro e de direita com relevância nacional estão na disputa. O governador de São Paulo, entre esse eleitorado supostamente tucano, perde, por exemplo, para Álvaro Dias (Podemos), que é ex-PSDB. Dias, na região Sul, por exemplo, tem 16% de intenções de voto, enquanto Alckmin tem apenas 5%.
O governador de São Paulo, neste mesmo segmento, perde ainda nas intenções de voto para Jair Bolsonaro (PSC), segundo lugar nas pesquisas que abrangem todo o território nacional, e para a ex-senadora Marina Silva (REDE).
Confira mais dados da pesquisa aqui.