Escrito en
POLÍTICA
el
Da Redação*
O juiz Ricardo Leite, da Justiça Federal no DF, proibiu Lula de sair do país e determinou o confisco do passaporte do ex-presidente.
A ordem foi passada no início da noite desta quinta-feira (25) ao diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, que comunicou o ministro da Justiça, Torquato Jardim. A informação foi confirmada pela PF à Folha.
A decisão tomada pelo juiz foi um pedido do Ministério Público Federal no DF como parte de um inquérito que apura supostos crimes na aquisição, pelo governo federal, de aviões caças da Suécia. E não tem a ver com o julgamento desta quarta (24).
O ex-presidente tem uma viagem marcada nesta sexta-feira (26), à Etiópia, onde participa de um evento da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). O retorno de Lula será no dia 29 e a defesa do ex-presidente já havia informado ao TRF-4 sobre a viagem.
Na África, ele falará sobre as iniciativas adotadas em seus governos que levaram o Brasil a deixar o Mapa da Fome, divulgado pela FAO desde 1990. O país saiu do mapa em 2014, quando pela primeira vez teve apenas 3% da população ingerindo menos calorias do que as necessárias segundo o órgão.
*Com Folha de S. Paulo
Leia também: Direita quer tomar passaporte de Lula e impedi-lo de recorrer em liberdade