Escrito en
POLÍTICA
el
Levantamento indica que os posts dos pré-candidatos atraíram a impressionante marca de 1.071.989 pessoas, o que representa perto de 1% do eleitorado brasileiro.
Por Fábio Malini
Em novembro, os pré-candidatos à presidência publicaram 744 posts, obtendo 3.280.647 likes, 445.247 comentários e 1.100.096 compartilhamentos. E atraíram a impressionante marca de 1.071.989 eleitores (usuários únicos), ou seja, em torno de 1% do eleitorado brasileiro. Destes, 49.105 interagiram com mais de um político.
O post mais compartilhado é de Bolsonaro: http://bit.ly/2i8QuKq
O post mais comentado é de Lula: http://bit.ly/2iD4S1D
Ambos são vídeos, o que parece indicar que esse é o tipo de postagem que o algoritmo do Facebook curte difundir para diminuir a presença da concorrência na plataforma (YouTube, por ex).
É na página de Bolsonaro onde se concentra o maior volume de interações: 56% dos likes estão lá, gerados por uma “base” de 637.661 pessoas. Em segundo está Lula, com 17% de curtidas em seus posts, produzidos por 194.026 indivíduos. O petista produziu 109 posts. O deputado federal, 89. Ou seja, com menos conteúdo, Bolsonaro é capaz de engajar mais gente.
Gráfico: Fábio Malini