QUAL É A MÚSICA

Uma trilha sonora para o julgamento do golpista – Por Mouzar Benedito

Visita a Havana e a inspiração musical para o julgamento de Jair Bolsonaro

Imagem ilustrativa de Havana.Créditos: Pixabay
Escrito en OPINIÃO el

O que tem a ver uma mulher bêbada cantando no balcão de um bar de Havana com o julgamento dos golpistas aqui no Brasil? Nada, né? Mas a música que ela cantava tem vindo à minha cabeça, acordei várias vezes com ela me martelando a memória, e até cheguei a mandar a uns amigos um videoclipe em que um cantor simulava estar bêbado e cantava a dita-cuja. Chama-se Fallaste corazón e é de autoria do mexicano Cuco Sanchez, que viveu de 1921 a 2000.

Bom, vamos à mulher bêbada... A Célia e eu estávamos em Havana, em janeiro de 1986, e, embora tivéssemos um pacote de viagem com hospedagem em um hotel simples, nos mandaram para o Habana Libre, antigo Hilton Hotel, estatizado depois da Revolução.

Uma tarde, antes de sairmos para um passeio, resolvemos passar no bar que ficava no mezanino do hotel, para beber uma dose de rum. Chegando lá, nos sentamos em banquetas diante do balcão, ao lado da mulher aparentando uns 40 anos, morena de cabelos pintados, o que na Bahia chamam de “loira de farmácia”, e ela falou pra Célia: “Eres rubia”... (você é loira...). “Tu también”, disse a Célia. E a outra retrucou: “Mas lo suyo es natural”.

Ela também bebia rum. Deu um gole e começou a cantar: “Y tú que te creías el rey de todo el mundo / Y tú que nunca fuste capaz de perdonar...”. O garçom fez uma cara de desagrado, mas não falou nada. Nós bebericamos nosso rum e acabamos justamente quando ela terminou o último versos da música: “...Fallaste corazón, no vuelvas a apostar”.  Todo mundo aplaudiu, inclusive nós, e o garçom que lavava uns copos numa pia diante de nós murmurou algo que pode ser traduzido como “Pronto! Ferrou!”. Entendemos que ela costumava fazer isso e o aplauso a estimulava a continuar cantando.

Saímos do bar, pegamos um ônibus pro centro da cidade e passamos umas três horas por lá. Voltamos direto pro bar de novo e a mulher continuava lá, bem mais bêbada e ainda cantando. O garçom era o mesmo e não escondia a cara de saco cheio, mas não falava nada.

Vou colocar a letra inteira aqui, em espanhol. Na minha memória, em vez de Fallaste corazón, o título era Maldito corazón, talvez com o cérebro adaptando para o que acontece com golpista-mor. Aí vai:

Y tú que te creías el rey de todo el mundo   

Y tú que nunca fuste capaz de perdonar

Y cruel y despiadado de todo le reías            

Hoy imploras cariño aunque sea por piedad

¿A donde esta tu orgullo? ¿A donde está el coraje?                                   

Porque hoy que estás vencido mendigas caridad                    

Y ves que no es lo mismo amar que ser amado                       

Hoy que está acabado, ¡que lástima me das!       

¡Maldito corazón!                                  

Me alegro que ahora sufras                  

Que llhores y te humilles                       

Ante ese gran dolor                               

La vida es la ruleta em que apostamos todos       

Y a ti le habia tocado nomás la de ganhar   

Pero hoy la buena suerte la espalda te há volteado                

Fallaste corazón, no vuelvas a apostar.

Bom... Achei que essa música poderia ser fundo musical para o julgamento do capitão, que fazia pose de machão e que chamava o sofrimento alheio de mimimi, ria de contaminados pela Covid com dificuldade de respirar.

Tem uma versão para o português cantada muito bem por Ângela Maria, mas achei que merecia umas mexidinhas. Então, fiz essa e se alguém quiser cantá-la, sinta-se à vontade:

“Falhaste capitão”

E tu que te achavas, um Mussolini tropical

E tu que nunca foste bom pra governar.

Cruel e impiedoso, dos sofredores ria.

Hoje implora por anistia, suplica por piedade...

Aonde está teu orgulho? Cadê tua coragem?

Porque hoje derrotado, implora piedade

Percebeu que não é mais aquele que era o rei do gado

Hoje está arrasado, apareceu toda a verdade.

Maldito capitão!

Me alegro que tu sofras, que chores e te humilhes

Diante da realidade.

A vida tem escolhas, e a tua sempre foi

Ódio e mentiras espalhar

Mas hoje derrotado, ficas querendo dó.

Tentaste até dar golpe... Vai parar no xilindró...

Se quiserem ouvir a tal música na versão original é fácil e vale a pena. Basta entrar no Google e pedir Fallaste corazón. Tem muitas opções, como a cantada por Lila Downs, e até de Julio Iglesias, mas o videoclipe que citei, de Pedro Infante, fazendo papel de bêbado num bar, é mais divertido.

*Este artigo não reflete, necessariamente, a opinião da Fórum.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar