SUGESTÃO

Um livro pra você se divertir (e não é caro) – Por Mouzar Benedito

“Pós-conceitos, desaforismos, kai-kais, preguntas, desditados e cometimentos” será lançado em 3 de outubro

A capa do livro.Créditos: Reprodução
Escrito en OPINIÃO el

O texto a seguir foi escrito pelo editor, Norian Segatto, para a orelha do livro “Pós-conceitos, desaforismos, kai-kais, preguntas, desditados e cometimentos”, que será lançado em 3 de outubro. Vamos a ele:

Este é um dicionário de verbetes improváveis? Um almanaque de pensamentos absurdos? Uma coletânea de proseado sem sentido, como conversas regadas a fumacê (o autor nem é da turma da fumaça) e bebidas? Ou será um livro de humor e crítica política?

Todas as alternativas cabem nesse delicioso livro: tem o besteirol (paupérrimo, pênis de pobre), o jogo de palavras (dizimar, cobrar o dízimo), o nonsense (o índio Peri tentando conquistar Ceci), a crítica social e política (o príncipe dos sociólogos virou o rei dos vendilhões) e por aí vai.

É também um livro de poesias, haicais, ou kai-kais, como sinaliza o autor, transitando por temas da política, da inexorabilidade do tempo, das trapaças da vida.

Não procurem nessas páginas a coerência dos chatos nem o politicamente correto dos “certinhos”; Mouzar Benedito transita entre brinquedos retóricos e ingênuos (porco confuso perdeu a porca / pro parafuso), a “molecagem” despreocupada com polimentos contemporâneos (entrar no vermelho – transar com homossexual comunista) a reflexões sobre o sentido da vida escritas na reclusão da pandemia da Covid-19.

Divididos em cinco blocos, que dão título à obra, cada um possui dinâmica e fluidez própria, podem ser lidos na sequência ou aleatoriamente, um livro para se divertir, como se divertiu o autor ao escrevê-lo.

Agora umas explicações

O que fazer durante o confinamento obrigatório da maldita Covid? Durante um período, véios como eu, se punham a cara na rua, logo eram xingados pelos poucos jovens que circulavam por ela: “O que você está fazendo? Vai pra casa, véio”. Até na farmácia a atendente veio com essa coisa, querendo dizer que eu não podia sair de casa, e respondi com ironia: “Vim comprar remédio. Posso?”.

Aproveitei a “prisão domiciliar” para escrever muitas abobrinhas e juntar outras escritas antes. Um dos resultados foi este livro, que acabou sendo divertido.

E o que significam os títulos dos blocos em que ele é dividido? Explico:

Pós-conceitos: conceitos que você não vai encontrar em nenhum dicionário.

Desaforismos: aforismos meio desaforados.

Kai-kais: desaforismos imitando haicais.

Preguntas: perguntas perfurantes.

Desditados: ditados revisitados.

Cometimentos: sonetos que cometo.

Leyenda

O lançamento será num lugar agradável e fácil de chegar. Apareça:

Local: Bar e restaurante Canto Madalena.

Endereço: Rua Medeiros de Albuquerque, 471 – Vila Madalena.

Data e horário: 3 de outubro (quinta-feira), das 19h às 22h.

Valor: o livro de 174 páginas custará R$ 50,00 (preço de lançamento).

*Este artigo não reflete, necessariamente, a opinião da Fórum.