CRISE CLIMÁTICA

Quem acende as fogueiras? – Por Chico Alencar

A ministra Marina Silva afirmou que os incêndios no Pantanal teriam origem em 18 focos, a maioria em propriedades privadas

Incêndio no Pantanal.Créditos: Joédson Alves/Agência Brasil
Escrito en OPINIÃO el

Queimadas ocorrem cada vez mais no mundo inteiro, fruto das mudanças climáticas, que, por sua vez, são decorrência das ações humanas.

Aqui no Brasil, elas são especialmente devastadoras: atingem nossos biomas, que são riquíssimos em diversidade.

No Pantanal, por exemplo, existem pelo menos 4.700 espécies, sendo 3.500 de plantas, 650 de aves, 124 de mamíferos, 80 de répteis, 60 de anfíbios e 260 espécies de peixes de água doce, sendo que algumas delas em risco de extinção, segundo dados divulgados pelo site SOS Pantanal.

A região precisa de chuvas. De chuvas locais e, principalmente, daquelas que ocorrem nas cabeceiras dos principais rios, sendo que as grandes cheias são comandadas pelo Rio Paraguai.

Desde o ano passado, no entanto, o déficit de chuvas na região é grande. Isso fez com que a temporada da estiagem começasse antes, com secas mais severas, o que torna o meio ambiente mais propício a incêndios.

Os números são reveladores: a área queimada este ano já alcançou 680 mil hectares (4,53% de toda extensão do bioma)!

Desde 1985, o Brasil perdeu 30% de sua superfície de água natural. O Pantanal foi o bioma que mais secou. Não se trata de “castigo divino”: a mão do homem está por trás dessa tragédia, com o modelo de sociedade baseada na ganância e no lucro exacerbado, que degrada os recursos naturais. 

As razões para os incêndios mostram isso de forma clara. São elas:

1) as mudanças climáticas que afetam o planeta, com seus extremos de secas e inundações, calor e frio intensos, desregulação das estações;

2) o desmatamento (80% das queimadas começam em áreas sem cobertura florestal);

3) as iniciativas humanas (os incêndios não têm sido provocados por raios): 95% dos focos são em propriedades particulares;

4) a precariedade da prevenção - de governos e pessoas - frente a esse "novo normal";

5) o descaso com a proteção das minas d'água e recursos hídricos.

No dia 1º de julho, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou que os incêndios teriam origem em 18 focos, a maioria em propriedades privadas.

“Os culpados serão indiciados. Nós já sabemos de onde veio a propagação desse fogo. As pessoas foram identificadas”, comentou a ministra. A Polícia Federal (PF) investiga os responsáveis pelos incêndios.

Que sejam punidos. O bioma do Pantanal é patrimônio da Humanidade.

*Este artigo não reflete, necessariamente, a opinião da Revista Fórum.