Ser olímpico é entender a competição como desafio, superação de obstáculos e marcas. Nunca meio de destruir e humilhar o concorrente.
Ser olímpico é entender a unidade entre corpo e espírito, elasticidade e vontade, disciplina e leveza.
Te podría interesar
De quatro em quatro anos, temos o privilégio de assistir à pura beleza dos esportes.
Em abril de 1896, foi realizada a primeira edição dos Jogos Olímpicos Modernos: 241 atletas, de 14 países, todos homens, pois as mulheres eram proibidas de disputar, realizaram uma competição inspirada nos jogos realizados em Olímpia, na Grécia Antiga.
Te podría interesar
Hoje, passados 128 anos, começam as Olimpíadas de Paris. São mais de 10 mil atletas, mulheres e homens, em equilibrada proporção, representando 206 nações.
Em seguida, vêm as Paralimpíadas, exemplo admirável de superação.
Com o passar dos anos, os esportes ganharam também uma dimensão mercantil gigantesca, que envolve cifras milionárias, nem sempre utilizadas de forma correta. Como tudo que abrange muito dinheiro, a corrupção e a ganância, vez ou outra, se fazem presentes e escândalos vêm à tona.
Mas a essência da disputa esportiva limpa continua a prevalecer, fazendo jus à frase atribuída ao Barão de Coubertin, idealizador das Olimpíadas da Era Moderna: "O importante não é vencer, mas competir. E com dignidade."
A humanidade é capaz de realizar esses Jogos tão diversos, reconhecendo vencedores e perdedores sem agredir, sem subjugar.
Vejo nisso um sinal de que a estupidez das guerras, dos racismos, dos preconceitos e das dominações podem acabar. Não há sabotagem que impeça essa busca de integração do que anda tão fragmentado. O trem da vida vai prosseguir.
Sejamos mais Olímpicos e menos ignorantes e belicosos!
Subamos todos ao pódio da Igualdade, da Justiça e da Democracia!
*Chico Alencar é escritor, professor de História e deputado federal pelo PSOL-RJ.