GAME OVER

BBB 24 - "Aposta" da Globo em Davi implode reality e público perde interesse

Com o franco favoritismo do jovem baiano e do grupo fadas, audiência perdeu o encanto pela disputa

BBB 24 -Aposta da Globo em Davi implode reality e público perde interesse.Créditos: Reprodução / Globo
Escrito en OPINIÃO el

O BBB 24 já é um fenômeno de audiência e lucro, comparado às edições anteriores, registrando aumento de engajamento nas redes e de anúncios publicitários. Além disso, a escolha do elenco foi um acerto, mantendo o interesse do público ao longo dos mais de dois meses no ar.

Segundo dados da agência Kantar, em levantamento feito para o F5, o BBB 24, em seus dois primeiros meses, impactou 118 milhões de pessoas; oito em cada dez lares foram impactados pelo reality.

Além disso, o BBB 24 cresceu em dois públicos: 12 a 17 anos e 35 a 49 anos, com aumento de 7% e 3%, respectivamente.

A pesquisa da Kantar também revela que a atual edição do BBB 24 cresceu em consumo na Globoplay, o streaming da emissora carioca, com aumento de 41% em consumo e 36% em usuários em relação à edição anterior. Enfim, um fenômeno.

Impacto na opinião pública

Vários embates dominaram os meios de comunicação e as redes sociais, sendo um dos grandes protagonistas o jovem baiano Davi, alçado logo no início do reality quando, durante uma discussão, proferiu uma expressão homofóbica contra Nizam.

Com mais de cinco paredões enfrentados, Davi eliminou um por um, o que o tornou querido por boa parte da audiência. Outras características também o catapultaram para se tornar o favorito a vencer a disputa: jovem, negro, oriundo da periferia da Bahia, ou seja, a cara do Brasil.

Davi também ganhou popularidade ao enfrentar duas figuras da casa: a cantora Wanessa Camargo - que foi expulsa por agredi-lo - e a modelo Yasmin Brunet. Nas redes, era comum a expressão: "quando um jovem negro teria a oportunidade de enfrentar duas mulheres brancas e ricas sem ser preso?". Assim, o programa trouxe à tona a estrutura racial do país, com uma das maiores audiências da TV brasileira.

Davi, "aposta" da Globo?

Com a ascensão e liderança de Davi no BBB 24, surgiram várias "teses" sobre o jovem baiano e o grupo Fadas, do qual ele faz parte: para parte do público, a Globo manipula o programa para favorecê-lo e fazer com que ele saia vencedor.

A ideia de que a Globo favorece não é compartilhada apenas pelos telespectadores, mas também por alguns participantes do BBB 24, incluindo Fernanda e Pitel, as últimas a deixarem o programa com alta rejeição.

Durante entrevista ao Bate-Papo BBB, Fernanda afirmou categoricamente que há manipulação em favor de Davi. A sister ficou revoltada ao descobrir que Davi é o mais popular. Diante disso, ela acusou a Globo de conspirar a favor do jovem baiano. Constrangido, o jornalista interrompeu e afirmou que se trata de "uma escolha do público".

Por sua vez, Pitel, durante entrevista ao Bate-Papo, afirmou que a percepção dos brothers sobre o favoritismo gerou um certo cansaço e que parte dos confinados ficou desgostosa, pois todos do grupo Fadas voltavam do paredão.

O cansaço apontado por Pitel também se reflete em parte da audiência, que, certa de que Davi será o campeão, deixa de acompanhar o BBB 24, como se uma espécie de ressaca abatesse parte dos telespectadores e também daqueles que ainda permanecem no reality. Isso pode ser confirmado em alguns tuítes.

Antes de concluir, cabe uma provocação: será que o favoritismo de Davi e sua liderança ao longo do programa incomodam parte da audiência porque a Globo "manipula" ou porque se trata de um jovem negro, nordestino e da periferia da Bahia? É algo para refletirmos.


 

Temas

BBB