Nas frases a seguir, do presidente Jair Bolsonaro e seus seguidores, vocês recordarão que todos eles rugiram muito nos discursos inflamados nas manifestações do 7 de Setembro de 2021... Até o ex-presidente Michel Temer convencer o presidente Jair Bolsonaro a assinar, no dia 09 de setembro, uma ‘Declaração à Nação’ recuando do discurso golpista.
O deputado bolsonarista Otoni de Paula, pastor evangélico, resumiu bem o que aconteceu: “(...) infelizmente, os conselheiros do presidente Bolsonaro o tornaram pequeno. Leão que não ruge vira gatinho”.
Vamos para o 7 de Setembro de 2022 comemorar os 200 anos de Independência do Brasil.
18 de agosto de 2021
“Me perguntaram onde eu estaria no próximo dia 7 de setembro, eu respondo-lhes, estarei onde o povo estiver (...). Brasil acima de tudo e Deus acima de todos.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: site do Governo Federal.
19 de agosto de 2021
“Ora, o que eles vão fazer nas ruas no dia 7? Querer liberdade. Quem está nos oprimindo? É uma minoria. De onde menos esperávamos o controle da liberdade, de lá está vindo a mão pesada, ou melhor uma caneta.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: O Antagonista.
22 de agosto de 2021
“Nós temos que dia 7 de setembro ajudar o nosso presidente Bolsonaro. A PM de SP participou dos principais movimentos do nosso país (...). Não podemos nesse momento em que o país passa por essa crise, com o comunismo querendo entrar (…).” Ricardo Nascimento de Mello Araújo, coronel da reserva e diretor-presidente da Ceagesp. Fonte: Folha, por Camila Mattoso, Fabio Serapião de Guilherme Seto.
24 de agosto de 2021
“Vamos entregá-los [STF e Congresso Nacional] às Forças Armadas, para que adotem as providências cabíveis (...). Ninguém pode ir a Brasília simplesmente para passear, balançar bandeirinhas, tampouco ficar somente acampado (...). Vamos juntos adentrarmos no STF e no Congresso.” Coronel Azim. Fonte: Estadão.
30 de agosto de 2021
“Nunca vi uma mobilização de evangélicos como dessa vez. É grande o movimento, de norte a sul, de leste a oeste, de tudo o que é Igreja. (...) Se fosse questão de partido ou algum interesse político, estávamos fora. Mas o que está em jogo é a liberdade de expressão e, numa outra etapa, se nos calarmos agora, a liberdade religiosa.” Pastor Silas Malafaia. Fonte: CartaCapital.
31 de agosto de 2021
“A vida se faz de desafios. Sem desafios a vida não tem graça. As oportunidades aparecem. Nunca outra oportunidade para o povo brasileiro foi tão importante ou será importante quanto esse nosso próximo 7 de Setembro.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Folha, por João Pedro Pitombo e Luís Cláudio Cicci.
31 de agosto de 2021
“O Supremo togado, cabeça de ovo, está mandando bloquear os PIXs que arrecadam para o dia 7 de Setembro!” Leonardo Rodrigues de Jesus (Léo Índio). Fonte: UOL, por Eduardo Militão.
31 de agosto de 2021
“Não aceitamos uma ou outra pessoa em Brasília que queira impor a sua vontade. (...) Lá mandaremos um retrato para o Brasil e para o mundo, dizendo para onde esse país irá. Esse país irá para onde vocês apontarem. Todos nós do Executivo, Legislativo e Judiciário temos a obrigação de estar ao lado do povo brasileiro.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: O Globo, por Dimitrius Dantas.
02 de setembro de 2021
“Ninguém precisa temer o 7 de Setembro. (...) Eu espero que uma ou duas pessoas mudem o seu comportamento depois desse movimento. Se não mudar, daí fica difícil a convivência, segundo disse o próprio ministro Fux.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Folha.
02 de setembro de 2021
“Um absurdo aqui: ‘Policial militar não pode participar de atos’. Gente, 7 de Setembro é um ato da Independência, todo mundo sai na rua.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: UOL, por Bernardo Barbosa, Juliana Arreguy e Beatriz Montesanti.
03 de setembro de 2021
“Conversei com ele há cerca de cinco minutos. E pela vontade dele, já me adiantou que, se realmente tem esse mandado de prisão, ele não irá se entregar até o dia 7 de setembro.” Levi de Andrade, advogado de Zé Trovão, caminhoneiro. Fonte: UOL, por Gilvan Marques.
04 de setembro de 2021
“É certo que, para mim, o mar ficará agitado após essa oitiva, mas nada impedirá que eu mantenha minhas convicções e acredite naquilo que sempre defendi.” Deputada Carla Zambelli, após ser intimada pela PF a depor no âmbito do inquérito sobre a organização de manifestações violentas no 7 de Setembro. Fonte: Estadão, por Pepita Ortega e Fausto Macedo.
04 de setembro de 2021
“Hoje você vê alguns governadores ameaçando expulsar policiais militares que porventura estejam de folga no dia 7 e compareçam para festejar o 7 de Setembro. e nós falarmos ‘eu não sou policial militar, não tenho nada a ver com isso’, aguarde que a sua hora vai chegar. (...) Ou falo o que os caras querem ou abrem inquérito contra mim. Estão achando que vão me brochar, estão achando que vou recuar. Sei que estar do lado deles é muito fácil, mas não vou fugir da verdade nem do compromisso que fiz com vocês. (...) Ninguém vai no 7 de Setembro para idolatrar nenhum político. Vamos todos juntos falar: com a nossa liberdade não. (...) Se alguém estiver fora e tem um ou dois ou três fora, não mais do que isso, esse elemento tem que receber uma reprimenda de seu respectivo chefe de poder. É assim que vive uma nação civilizada, é assim que nós nos comportaremos, não jogaremos fora das quatro linhas, mas também não podemos admitir que nenhuma pessoa com o poder da força jogue fora das quatro linhas também.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Estadão, por Vinícius Valfré e Breno Pires.
06 de setembro de 2021
“Até o sol raiar do dia 7 de Setembro, muita merda vai ser jogada no ventilador! E depois, marcharemos por sobre o Mar Vermelho (de sangue dos comunistas), para assim como o povo judeu, celebrarmos a nossa libertação da escravidão pela ditadura da toga!” Cristiane Brasil, ex-deputada e filha de Roberto Jefferson. Fonte: o próprio Twitter.
06 de setembro de 2021
“Terça-feira [7 de setembro], vamos te matar [Alexandre de Moraes] e matar toda a sua família, seu vagabundo.” Cássio Rodrigues Costa Souza, ex-policial militar. Fonte: o próprio Twitter.
06 de setembro de 2021
“Embarcando para Brasília para participar do 7 de Setembro Verde e Amarelo. Uma grande mobilização nacional para avançarmos na luta pela liberdade e autorizar o presidente Bolsonaro a nos liderar nesta patriótica missão.” Deputado Ricardo Barros, líder do governo na Câmara dos Deputados. Fonte: o próprio Twitter.
07 de setembro de 2021
“Hoje é o dia de o povo brasileiro nos dar o Norte, que vai nos dizer para aonde o Brasil deve ir. Nosso país não pode continuar refém de uma ou duas pessoas, não interessa onde elas estejam. Esta uma ou duas pessoas, ou entram nos eixos ou serão simplesmente ignoradas na vida pública.” Presidente Jair Bolsonaro, em discurso na Esplanada dos Ministérios. Fonte: UOL.
07 de setembro de 2021
“Ou o chefe desse Poder enquadra os seus ou esse Poder pode sofrer aquilo que não queremos. Porque nós valorizamos e reconhecemos o Poder de cada República. Nós todos aqui na Praça dos Três Poderes juramos respeitar a nossa Constituição. Quem age fora dela se enquadra ou pede para sair.” Presidente Jair Bolsonaro, em discurso na Esplanada dos Ministérios. Fonte: UOL.
07 de setembro de 2021
“Não podemos continuar aceitando que uma pessoa específica da região dos Três Poderes continue barbarizando a nossa população. Não podemos aceitar mais prisões políticas no nosso Brasil.” Presidente Jair Bolsonaro, em discurso na Esplanada dos Ministérios. Fonte: Folha.
07 de setembro de 2021
“Esse retrato que estamos tendo neste dia não é de mim nem ninguém em cima desse carro de som, esse retrato é de vocês, é um comunicado, um ultimato para todos que estão na Praça dos Três Poderes, inclusive eu, presidente da República, para onde devemos ir. (...) Amanhã estarei no Conselho da República, juntamente com ministros, para nós, juntamente com o presidente da Câmara [Arthur Lira], Senado [Rodrigo Pacheco] e do STF [Luiz Fux], com esta fotografia de vocês, mostrar para onde nós todos devemos ir.” Presidente Jair Bolsonaro, em discurso na Esplanada dos Ministérios. Fonte: Folha.
07 de setembro de 2021
“Qualquer decisão do senhor Alexandre de Moraes, este presidente não mais cumprirá. A paciência do nosso povo já se esgotou. Ele tem tempo ainda de pedir o seu boné e ir cuidar da sua vida. Ele, para nós, não existe mais! Liberdade para os presos políticos! Fim da censura! Fim da perseguição àqueles conservadores, àqueles que pensam no Brasil.” Presidente Jair Bolsonaro, em discurso na Avenida Paulista. Fonte: UOL.
07 de setembro de 2021
“Ou esse ministro se enquadra, ou ele pede para sair. Sai, Alexandre de Moraes! Deixa de ser canalha! (...). Dizer aos canalhas que nunca serei preso. A minha vida pertence a Deus, mas a vitória é de todos nós.” Presidente Jair Bolsonaro, em discurso na Avenida Paulista. Fonte: UOL.
07 de setembro de 2021
“Não podemos admitir um sistema eleitoral que não oferece qualquer segurança por ocasião das eleições (...). Não é uma pessoa no TSE que vai nos dizer que esse processo é seguro e confiável, porque não é.” Presidente Jair Bolsonaro, em discurso na Avenida Paulista. Fonte: Folha, Agência Lupa.
07 de setembro de 2021
“Povo abençoado do Brasil! Não vai ser a caneta de um ditador da toga que vai derrubar o presidente eleito pelo povo. (...) Bolsonaro acabou com a mamata. (...) Ele [Alexandre de Moraes] não pode mais andar nas ruas.” Pastor Silas Malafaia, em discurso na Avenida Paulista. Fonte: o próprio Twitter
07 de setembro de 2021
“Lindo ver Brasília ser tomada por pessoas de bem. Pessoas ordeiras, que só querem viver num país mais justo, mais livre e mais democrático. Tá bonito de ver!!! Viva o 07 de Setembro!!!” Wagner do Rosário, ministro da CGU, em discurso na Avenida Paulista. Fonte: o próprio Twitter.
07 de setembro de 2021
“Onde é que está escrito na lei o crime de fake news, porra? Que porra de democracia é essa em que estamos vivendo? (...) Se eles acharam que iam nos intimidar, o tiro saiu pela culatra. Quem tem que sair do país são esses ratos, não são nós não.” Deputado Flávio Bolsonaro, em discurso na Avenida Paulista. Fonte: UOL.
07 de setembro de 2021
“Está dentro da função de assessoramento. Não é um ato político acompanhar a comitiva. Seria se ele [Bruno Bianco, ministro da AGU] subisse no carro de som.” Assessoria da AGU. Fonte: Vera Magalhães, no Twitter.
07 de setembro de 2021
“Brasil acima de tudo; Deus acima de todos. Dia da nossa independência e desejo-lhes que vocês peguem esse dia para se independizar também. Se independizar das opressões, das manipulações de opiniões e das influências egocêntricas. (...) Ser livre é poder sonhar, ser livre é poder realizar, ser livre é saber que tudo vai passar e somente os legados vão ficar. Viva a independência do Brasil e dos brasileiros. (...) Deus no comando.” Daniel Alves, jogador de futebol, nas redes sociais. Fonte: Terra, por Silvio Barsetti.
08 de setembro de 2021
“O art. 1º da Constituição avisa que todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente. Alexandre de Moraes nunca teve um voto na vida. Mas acha que ele e o povo são a mesma coisa. Num país sério, já teria trocado a toga por uma camisa de força.” Augusto Nunes, jornalista. Fonte: o próprio Twitter.
09 de setembro de 2021
“Queriam que eu respondesse o presidente do Supremo, Fux, que fez uma nota dura. Também usou da palavra o Arthur Lira, da Câmara, o Augusto Aras, nosso PGR. Alguns do meu lado aqui vieram até com o discurso pronto: ‘Tem que reagir, tem que bater’. Calma, amanhã a gente fala, deixa acalmar para amanhã.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: UOL, por Anaís Motta.
09 de setembro de 2021
“Todos os motoqueiros do Brasil, eu preciso do apoio de vocês. Em alguns momentos, devo ser preso. A embaixada brasileira acaba de entrar em contato com o hotel em que estou.” Zé Trovão, caminhoneiro. Fonte: O Antagonista.
09 de setembro de 2021
“Isso aí é uma análise que o Supremo teve da fala. Existem outras análises. Nós vamos esperar para ver os acontecimentos. A princípio, a assessoria jurídica está acompanhando a fala na íntegra. Já temos alguns posicionamentos. Fala que decisões inconstitucionais não seriam cumpridas. Ninguém é obrigado a cumprir decisão inconstitucional. Uma decisão correta da Justiça todos nós temos a obrigação de cumprir.” Deputado Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados. Fonte: O Antagonista.
09 de setembro de 2021
“DECLARAÇÃO À NAÇÃO. No instante em que o país se encontra dividido entre instituições é meu dever, como Presidente da República, vir a público para dizer: 1. Nunca tive nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes. A harmonia entre eles não é vontade minha, mas determinação constitucional que todos, sem exceção, devem respeitar; 2. Sei que boa parte dessas divergências decorrem de conflitos de entendimento acerca das decisões adotadas pelo Ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das fake news; 3. Mas na vida pública as pessoas que exercem o poder não têm o direito de ‘esticar a corda’, a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia; 4. Por isso quero declarar que minhas palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum; 5. Em que pesem suas qualidades como jurista e professor, existem naturais divergências em algumas decisões do Ministro Alexandre de Moraes; 6. Sendo assim, essas questões devem ser resolvidas por medidas judiciais que serão tomadas de forma a assegurar a observância dos direitos e garantias fundamentais previsto no Art. 5º da Constituição Federal; 7. Reitero meu respeito pelas instituições da República, forças motoras que ajudam a governar o país; 8. Democracia é isso: Executivo, Legislativo e Judiciário trabalhando juntos em favor do povo e todos respeitando a Constituição; 9. Sempre estive disposto a manter diálogo permanente com os demais Poderes pela manutenção da harmonia e independência entre eles; 10. Finalmente, quero registrar e agradecer o extraordinário apoio do povo brasileiro, com quem alinho meus princípios e valores, e conduzo os destinos do nosso Brasil. DEUS, PÁTRIA, FAMÍLIA.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Presidência da República.
09 de setembro de 2021
“Nós temos que dar exemplo aqui em Brasília. Por mais que eu ache que você está fazendo a coisa errada, dá um tempo, deixa acalmar um pouquinho. Comecei a preparar uma nota... Telefonei ontem à noite para o Michel Temer, ele veio a Brasília, por dois momentos conversou comigo aqui, pouco mais de uma hora. Ele colaborou com algumas coisas na nota, eu concordei e publiquei. Não tem nada demais ali.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: UOL, por Anaís Motta.
09 de setembro de 2021
“Jornalistas me perguntando sobre a carta do presidente Jair Bolsonaro — a minha percepção é, que meu presidente, um militar, é estrategista. E em uma guerra fazer algo inesperado, que surpreenda o inimigo, pode ser a chave para uma vitória repentina. Eu confio no presidente.” Pastor e deputado Marco Feliciano. Fonte: o próprio Twitter.
09 de setembro de 2021
“Game over.” Allan dos Santos. Fonte: o próprio Twitter.
09 de setembro de 2021
“O sistema declarou guerra ao povo. O presidente sucumbiu ao sistema.” Rodrigo Constantino, jornalista. Fonte: o próprio Twitter.
09 de setembro de 2021
“Muitos estão batendo em mim por causa da nota, não vejo nada demais na nota.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Estadão, por Felipe Frazão.
09 de setembro de 2021
“A princípio eu fiquei até um pouco frustrada [com a nota], da mesma forma que fiquei no dia em que o Moro pediu demissão. Agora, eu tenho certeza que a história vai mostrar, o tempo vai mostrar que o presidente Bolsonaro estava certo.” Deputada Carla Zambelli. Fonte: Poder360.
09 de setembro de 2021
“Refletindo com mais calma sob vários ângulos. Bolsonaro pode ter feito uma jogada inteligente.” Rodrigo Constantino, jornalista. Fonte: o próprio Twitter.
10 de setembro de 2021
“CONFIEM NO CAPITÃO.” Senador Flávio Bolsonaro. Fonte: o próprio Twitter.
10 de setembro de 2021
“Onde já se viu mandar recuar? Eu fui processado várias vezes defendendo o Bolsonaro, mas agora eu te digo: eu não acredito mais. Bolsonaro, a partir de hoje eu quero que você vá à merda!” Jackson Vilar. Fonte: UOL, por Chico Alves.
10 de setembro de 2021
“Quero falar com vocês, bolsonaristas de todo o Brasil, começou. Tem gente aí falando que a nota do presidente é um recuo, que ela está fugindo do nosso propósito. Que propósito? Dar razão à esquerda? Dar razão aos puxadinhos do PT na mídia brasileira que falava em golpe e atos antidemocráticos?” Onyx Lorenzoni, ministro do Trabalho e Previdência. Fonte: jornal Estado de Minas, por Ana Mendonça.
10 de setembro de 2021
“O presidente Jair Bolsonaro disse que jogaria nas 4 linhas da Constituição. Mesmo assim, seus opositores o chamavam de antidemocrático. É a velha tática esquerdista: Acuse-os do que você é! Hoje, me surpreendo ao ver muitos caírem no novo discurso opositor de ofensa ao PR. Ora, reflitam. O PR é um estadista e patriota. Defende o Brasil acima de tudo. Pelo País está disposto a sacrificar a própria vida, que quase foi perdida, há 3 anos, por defender a pátria e a família. Sua bravura foi posta a prova e ele jamais desistiu, apesar dos ataques covardes.” General Luiz Ramos, ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Fonte: o próprio Twitter.
10 de setembro de 2021
“A pergunta é se poderia todo esse barulho sobre instituições e democracia atrapalhar essa bem posicionada economia. Minha resposta é: isso poderia desacelerar o crescimento, mas não mudaremos a direção. Interrompemos a rota errada. Estamos de volta aos negócios.” Paulo Guedes, ministro da Economia. Fonte: G1, por Alexandro Martello.
10 de setembro de 2021
“Ontem muitas pessoas me perguntavam o que falar para a base. Minhas sugestões: 1: se não sabe o que falar fique quieto; 2: a reação de seus oponentes mais vaidosos pode sinalizar se sua conduta foi boa ou ruim; 3: o sonho de quem te chama de gado era ter você de base (é inveja).” Deputado Eduardo Bolsonaro. Fonte: Poder360.
07 de junho de 2022
“Estava eu, Michel Temer e um telefone celular na minha frente. Ligamos para o Alexandre de Moraes e conversamos por três vezes com ele. E combinamos certas coisas para assinar aquela carta. Ele não cumpriu nenhum dos itens que eu combinei com ele (...).” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: UOL, por Hanrrikson de Andrade.
Baixe gratuitamente o livro Bolsonaro e seus seguidores: o horror em 3.560 frases