OPINIÃO

As agressões a comunidade LGBTQI+, por Bolsonaro e seus seguidores – Por Walter Barretto Jr.

No dia 25 de abril de 2019, o presidente disse: “Quem quiser vir aqui fazer sexo com uma mulher, fique à vontade. O Brasil não pode ser um país de turismo gay. Temos famílias”

Jair Bolsonaro na Aman.Créditos: Flickr Bolsonaro
Escrito en OPINIÃO el

As agressões a comunidade LGBTQI+ sempre estiveram presentes na carreira do político Jair Bolsonaro. Em declaração dada no dia 15 de fevereiro de 2017, o então deputado Bolsonaro disse: “As minorias têm que se curvar às maiorias. As minorias se adequam ou simplesmente desaparecem”.

Exercendo o cargo de presidente da República, o presidente Jair Bolsonaro manteve o seu comportamento homofóbico. Com menos de quatro meses de mandato, no dia 25 de abril de 2019, o presidente disse: “Quem quiser vir aqui fazer sexo com uma mulher, fique à vontade. O Brasil não pode ser um país de turismo gay. Temos famílias”. No segundo ano de mandato, no dia 1º de outubro de 2020, Bolsonaro deu a seguinte declaração: “Eu falei que não ia numa parada do Orgulho Gay porque acredito em Deus, família, não sei o que lá. E daí essa associação de lésbicas falou que eu ofendi a família de homossexuais”. Os ataques continuaram e, no terceiro ano de mandato, no dia 11 de setembro de 2021, Bolsonaro falou: “Esse salame é do governador aqui do Rio Grande do Sul”, quando estava ao lado da ministra da Agricultura Tereza Cristina, na feira agropecuária Expointer, na cidade de Esteio (RS).

Os seguidores de Bolsonaro concordam com esse tipo de comportamento do presidente da República. No dia 09 de maio de 2022, o pastor e deputado Marco Feliciano, no Twitter, definiu os valores do Governo Bolsonaro: “Mudou alguma coisa desde 2018? Só o presidente Jair Bolsonaro está 100% fechado com os evangélicos. ‘BOLSONARO: contra a liberação do aborto; contra o casamento gay; contra a liberação das drogas; contra a ideologia de gênero; a favor da redução da maioridade penal; contra o desarmamento da população; economia livre mercado; a favor da embaixada em Jerusalém’”.

No dia 16 de junho de 2011, o então deputado Jair Bolsonaro deu uma entrevista para a revista Playboy e disse o seguinte: “Prefiro que morra num acidente do que apareça com um bigodudo por aí. Para mim vai ter morrido mesmo. Não vou dar uma de hipócrita aqui para fazer média com quem quer que seja. Teria vergonha mesmo. Acho que me abalaria politicamente, atrasaria minha vida”. Exatamente 13 dias depois, no dia 29 de junho de 2011, o ‘filho 02’ de Bolsonaro, o vereador Carlos Bolsonaro, fez essa declaração pessoal no Twitter: “Atenção Boiolas, para infelicidade de vocês, eu sou hétero!”.

A seguir mais frases sobre o mesmo tema, todas tendo como fonte o nosso livro ‘Bolsonaro e seus seguidores: o horror em 3.560 frases’ (Geração Editorial, 2022). O PDF gratuito e completo do livro está à sua disposição no final deste artigo.

27 de novembro de 1998

“Homossexualismo não é doença. Doença tem cura, homossexualismo, não.” Deputado Jair Bolsonaro, no plenário da Câmara dos Deputados. Fonte: site da Câmara dos Deputados.

03 de setembro de 2003

“(...) Esta semana, em caráter terminativo, as Comissões da Casa aprovaram projeto de lei de autoria da deputada Laura Carneiro, do Rio de Janeiro, que institui o Dia Nacional do Orgulho Gay e da Consciência Homossexual, a ser comemorado em 28 de junho, anualmente. Nossas crianças e adolescentes podem crescer direcionados para a visão de que ser gay ou homossexual é motivo de orgulho para si e para seus pais. (...) Daqui a pouco, será instituído feriado nacional no dia 28 de junho — não entendo por que não 24 de junho, seria mais apropriado. Não podemos, no momento em que os valores morais cada vez mais vão por terra, contribuir dessa maneira para a criação deturpada de nossos jovens.” Deputado Jair Bolsonaro, no plenário da Câmara dos Deputados. Fonte: site da Câmara dos Deputados.

25 de novembro de 2010

“O filho começa a ficar assim meio gayzinho, leva um coro, ele muda o comportamento dele. Tá certo? Já ouvi de alguns aqui, olha, ainda bem que levei umas palmadas, meu pai me ensinou a ser homem.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: jornal Estado de Minas, por Juliana Cipriani.

16 de junho de 2011

“Uma vez eu fui ao programa ‘SuperPop’, da Rede TV!, e lá estava um casal de pastores homossexuais, um negro e um branco. Era a segunda vez que eu tinha contato com eles. O pessoal do Rio ficava falando: ‘Pô, Bolsonaro, a gente quer saber quem é a menina lá, se é o negão ou se é o branquelo’. Aí perguntei [ao casal]: ‘Quem é a menina aí?’. O negro ficou revoltado: ‘Aqui são dois homens que se amam’ [risos]. Não tenho nada a ver com a vida deles, repito, estou nessa briga por causa das escolas.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: Playboy, por Jardel Sebba.

16 de junho de 2011

“Moro num condomínio, de repente vai um casal homossexual morar do meu lado. Isso vai desvalorizar minha casa! Sim, desvaloriza! Se eles andarem de mão dada, derem beijinhos, vai desvalorizar. Porque, se uma pessoa quiser comprar minha casa e estiver adotando uma criança, vai ver aquilo e sair fora. Ninguém fala porque tem medo de ser taxado de homofóbico, mas é uma realidade.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: Playboy, por Jardel Sebba.

16 de junho de 2011

“Acredito que homossexualismo vem das amizades, e aí vem drogas, vem tanta coisa atrás disso. E um filho meu não precisa se misturar com essa gente, como a Preta Gil, para ser feliz e vencer na vida (...). A promiscuidade da Preta Gil está no blog dela. Ela fala ali que é bissexual, diz que na casa dela os héteros eram exceção.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: Playboy, por Jardel Sebba.

16 de junho de 2011

“O cara vem pedir dinheiro para mim para ajudar os aidéticos. A maioria é por compartilhamento de seringa ou homossexualismo. Não vou ajudar porra nenhuma! Vou ajudar o garoto que é descente.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: Playboy, por Jardel Sebba.

16 de junho de 2011

“No quartel, quando um soldado tinha algum problema nessa área [homossexualismo], eu tinha um cassetete de 1 metro e meio de altura escrito ‘psicólogo’. Não acredito em psicólogo. Sou retrógrado, neandertal, o que você quiser, mas não acredito.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: Playboy, por Jardel Sebba.

16 de junho de 2011

“Geralmente os pedófilos são homossexuais. Baseado no que vejo, porra! Quando você fala que dois homens adotaram uma criança, ela vai crescer, com toda certeza, homossexual. O avanço do homossexualismo passa pela pedofilia também, e o consumo de drogas é a porta de entrada.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: Playboy, por Jardel Sebba.

16 de junho de 2011

“Agora eu fico imaginando um cara mantendo relações com o Jean Wyllys. Meu Deus, além de homem, é feio! [risos]. Imagina esse cara olhando para trás e pedindo: ‘Me dá um beijinho’ [gargalhadas].” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: Playboy, por Jardel Sebba.

27 de março de 2013

“Atenção, pedófilos, os que estimulam o homossexualismo nas escolas e os Deputados que querem a saída do deputado pastor Marco Feliciano da Comissão de Direitos Humanos! Está entendido o recado, para começar? Vamos lá. Primeiro, há uma pressão da [presidente] Dilma Rousseff para se retirar o deputado pastor Marco Feliciano dessa Comissão. Ela não tem compromisso com a família. Se tivesse, não teria indicado a Eleonora Menicucci para ser ministra das Mulheres, pois ela declara, no Correio Braziliense, que continua tendo relações com homens e mulheres, ou seja, no linguajar popular: sapatona! E ainda diz que o seu grande orgulho é a filha, que é gay.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: site da Câmara dos Deputados.

04 de abril de 2013

“Mais uma vez, eu quero cumprimentar o deputado pastor Marco Feliciano por estar à frente da Comissão de Direitos Humanos. Agora temos um homem sério nessa Comissão. Acabou a farra gay na Comissão e a farra com dinheiro público em emendas.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: site da Câmara dos Deputados.

14 de fevereiro de 2014

“Os gays não são semideuses. A maioria é fruto do consumo de drogas.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: El País.

08 de abril de 2015

“Nenhum pai tem orgulho de ter um filho gay.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: O Globo Época, por Rita Constantino, Valter Costa e Yuri Riras.

11 de março de 2016

“Com o passar do tempo, com as liberalidades, as drogas e as mulheres trabalhando, aumentou bastante o número de homossexuais.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: O Globo Época, por Rita Constantino, Valter Costa e Yuri Riras.

23 de outubro de 2018

“Isso não pode continuar existindo. Tudo é coitadismo. Coitado do negro, coitado da mulher, coitado do gay, coitado do nordestino, coitado do piauiense. Vamos acabar com isso.” Jair Bolsonaro, candidato à presidência da República. Fonte: CartaCapital.

03 de janeiro de 2019

“Atenção, atenção. É uma nova era no Brasil. Menino veste azul e menina veste rosa.” Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos. Fonte: Folha.

18 de abril de 2019

“O Bolsonaro é um militar. Como esperam que um homem com 64 anos, que viveu mais da metade da vida no Exército, um ambiente viril, venha falar sobre sexualidade com total conforto? Eu votei no Bolsonaro e apoio a política dele porque eu quero um presidente, não um namorado (...).” Deputado estadual Douglas Garcia. Fonte: El País, por Gil Alessi.

25 de abril de 2019

“O presidente Bolsonaro e eu concordamos que o filme deveria ser recolhido. A saída do diretor é uma decisão de consenso, inclusive com aceitação do próprio.” Rubem Novaes, presidente do Banco do Brasil, sobre a divulgação de campanha publicitária dirigida ao público jovem com atores que representavam a diversidade racial e sexual, com atores jovens, mulheres e homens negros, uma personagem transexual, muitos com tatuagens e cabelos coloridos. A campanha causou ainda a exoneração do diretor de comunicação e marketing. Fonte: Folha e Meio & Mensagem.

20 de dezembro de 2019

“Você tem uma cara de homossexual terrível, nem por isso eu te acuso de ser homossexual. Se bem que não é crime ser homossexual.” Presidente Jair Bolsonaro, respondendo a um repórter do jornal O Globo. Fonte: iG Último Segundo, por Caique Alencar.

10 de setembro de 2020

“Alguns anos atrás, quando eu previa que logo iriam tentar estender aos pedófilos os direitos dos gays, diziam que eu era maluco, né?” Olavo de Carvalho. Fonte: o próprio Twitter.

24 de setembro de 2020

“O adolescente que muitas vezes opta por andar no caminho do homossexualismo vem, algumas vezes, de famílias desajustadas.” Milton Ribeiro, ministro da Educação. Fonte: O Globo, por Paula Ferreira, Mariana Muniz e Bruno Alfano.

17 de dezembro de 2020

“Se você se transformar num Super-Homem, se crescer barba em alguma mulher aí, ou algum homem começar a falar fino, eles [farmacêutica Pfizer] não têm nada com isso. E, o que é pior, mexem no sistema imunológico das pessoas.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Diário de Notícias.

17 de dezembro de 2020

“Se você virar um jacaré é problema de você. Não vou falar outro bicho para não falar besteira aqui.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Twitter de Samuel Pancher.

16 de abril de 2021

“Esse é o ator Paulo Gustavo que alguns estão pedindo oração e reza. E você vai orar ou rezar? Eu oro para que o dono dele o leve para junto de si.” Pastor José Olímpio, da Assembleia de Deus. Fonte: Migalhas.

10 de julho de 2021

“Aqui é terra de cabra macho.” Presidente Jair Bolsonaro, no Rio Grande do Sul, depois que o governador Eduardo Leite assumiu publicamente ser gay. Fonte: O Antagonista.

30 de setembro de 2021

“O delegado [senador Fabiano Contarato], homossexual assumido, talvez estivesse pensando no perfume de alguma pessoa ali daquele plenário... Quem seria o ‘perfumado’ que lhe cativou?” Otávio Fakhoury, empresário. Fonte: Twitter do Senado Federal.

12 de outubro de 2021

“Ah é só um desenho, não é nada demais. Vai nessa que vai ver onde vamos parar...” Maurício Souza, jogador de vôlei da Seleção Brasileira, criticando a história em quadrinhos do novo Super-Homem, na qual há um beijo entre o personagem e outro homem, e a decisão da TV Globo de usar pronomes neutros nas novelas. Fonte: O Globo, por Marcello Neves.

12 de outubro de 2021

“A intenção não é democratizar os super-heróis ou tornar o mundo mais tolerante, é o contrário: destruir a masculinidade dos mais tolerantes para dominar estes cordeiros e instigar o ódio nos resistentes para poder acusá-los de homofóbico e depois a esquerda se dizer protetora dos gays.” Deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Fonte: o próprio Twitter.

13 de outubro de 2021

“A maioria esmagadora do povo brasileiro são pessoas do bem. Respeitemos as minorias, mas as leis são para que eles se mantenham na linha, e não nós – que já estamos na linha.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Folha, por Marianna Holanda e Ricardo Della Coletta.

29 de outubro de 2021

“Minha indignação com a Fiat, Gerdau e Itaú fazendo jogo do ativismo gay. Uma vergonha! Censurando um jogador de vôlei [Maurício Souza] por livre expressão de suas opiniões.” Pastor Silas Malafaia. Fonte: o próprio Twitter.

30 de novembro de 2021

“Câmara Municipal de Ribeirão Preto. RELATÓRIO DE VOTAÇÃO. Proponente: Vereador André Rodini [NOVO-SP]. Ementa: REQUER MOÇÃO DE REPÚDIO AO CORREIOS DA NORUEGA POR CRIAR E AO PORTAL G1 JUNTAMENTE COM A REPORTER LUIZA TENENTE PELA FORMA QUE CIRCULOU PROPAGANDA DE NATAL COM PAPAI NOEL GAY. (...) APROVADO.” Câmara Municipal de Ribeirão Preto. Fonte: Lilia Schwarcz, no Instagram.

07 de dezembro de 2021

“Lembra dois anos atrás a questão da linguagem neutra dos gays? Não tenho nada contra, nem a favor. Cada um faz o que bem entender com seu corpo. Mas por que a linguagem neutra dos gays? O que soma para a gente numa redação? Agora, estimula a molecada a se interessar por essa coisa, por... a linguagem é o de menos, vai estragando a garotada.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Correio Braziliense, por Ingrid Soares.

08 de dezembro de 2021

“João Doria destina R$ 40 MILHÕES do povo paulista para bancar museu gay. Dinheiro irá para ampliação do Museu da Diversidade Sexual, criado em 2012 pelo também tucano Alckmin. Além disso, a verba também será utilizada na criação dos museus da Cultura Indígena e das Favelas.” Deputado Eduardo Bolsonaro. Fonte: o próprio Twitter.

Baixe gratuitamente o livro Bolsonaro e seus seguidores: o horror em 3.560 frases