A banda Detonautas entrou a semana que começou neste domingo (23) com mais de 400 mil visualizações no YouTube do vídeo que traz a sua nova canção “Carta ao Futuro”.
Nela, a banda faz críticas contundentes ao governo do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido-RJ) através de um elaborado vídeo de animação dirigido por Victor Barão e com roteiro de Victor e Tico Santa Cruz.
A canção, produto da pandemia, gravada em junho de 2020, com letra de Tico Santa Cruz e música dos integrantes da banda, traz uma visão forte e cáustica do presente:
Não me assusta mas me esclarece
Despreza a ciência faz uma prece
Esconde a mão manchada do sangue do corpo dos inocentes
Cês são Joaquim Silvério dos Reis
Nós somos Tiradentes
Ao mesmo tempo em que, por um lado, carrega em elementos de destruição e distopia, sobretudo no clipe, com zumbis, mortos pela Covid-19 e símbolos de ultradireita, a canção revela uma sólida esperança e confiança no futuro, como diz o próprio título.
Com relação a isto, o vocalista e líder da banda, Tico Santa Cruz, desafia: “Com olhos mais atentos do expectador descobrirá as mensagens subliminares que ajudam a tornar a animação mais profunda e inteligente. Você consegue listar algumas? Tente”.
E pra encerrar, a minha carta não é um lamento
É um aviso ao futuro de um novo tempo
A corte cairá, não sobrará ninguém
O tempo ruim vai passar do pai do filho
Ao Espírito Santo amém
Tico Santa Cruz explica ainda, em comunicado à imprensa: “desejamos que a música seja uma carta em defesa da democracia e do social do nosso país”.
Para tal, a banda lançou mão do que a consagrou e faz melhor, o velho e bom rock and roll, com a levada em 4/4, a batida seca quase sem efeitos na caixa da bateria, guitarras, teclados e a voz visceral de Tico Santa Cruz.
A canção simples e direta tem forte influência dos manifestos de Bob Dylan e John Lennon. Uma quase poesia cantada bem acentuada ritmicamente, com clima de hino às avessas, que deve ter grande efeito em apresentações ao vivo.
Os tempos bicudos e a profunda radicalização política do cenário nacional parecem trazer de volta e aos poucos para o rock este formato de canção que andava adormecida. Os Detonautas, ao lado de outras bandas como o Ira!, de Edgard Scandurra e Cia. dão uma boa chacoalhada, com talento e emergência, na até então modorrenta e chapa branca cena do rock brasileiro.
E isto é muito mais do que uma boa notícia.
Veja abaixo o clipe de Carta ao Futuro: