Em greve há 13 dias com 108 unidades do sistema Petrobras paralisadas os petroleiros do Rio de Janeiro resolveram protestar ajudando a população: venderão o botijão de gás de cozinha de 13kg ao custo de R$ 30. A ação vai acontecer em ao menos seis estados.
O Sindicato dos Petroleiros do Rio, Amazonas, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Bahia e Espírito Santo venderão o botijão de gás de cozinha abaixo do valor praticado atualmente, que em determinadas regiões do país chega a ser vendido a mais de R$ 80.
Desde o início da greve, os petroleiros já realizaram ações semelhantes no Paraná, em Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.
Na sexta (14), também haverá subsídios de combustíveis no Rio Grande do Norte e Ceará.
Veja abaixo os locais e horários das ações onde serão vendidos 100 botijões de gás a um preço considerado aceitável para a população de baixa renda que está sendo bastante afetada pelos prejuízos causados pela política de preços e desinvestimento da Petrobrás.
Entenda a ação, veja o que dizem os petroleiros:
Preço de Paridade de Importação – PPI encarece o gás de cozinha
Com a descoberta e exploração dos campos do Pré-Sal, temos petróleo suficiente para abastecer nossa população e ainda exportar. Para reduzir os preços dos combustíveis é necessário que as refinarias nacionais operem a plena capacidade e, com isso, fazer o Brasil voltar a crescer. No entanto, sob o governo Bolsonaro a Petrobras vem reduzindo o uso de suas refinarias, que operam hoje abaixo de 70% da capacidade. Há seis anos, as refinarias operavam com 95% de capacidade. Ou seja, o Brasil está importando combustíveis que poderiam ser produzidos no país, o que nos deixa ainda mais expostos aos efeitos das crises internacionais. A situação ficará ainda mais grave com a venda de oito das 15 refinarias da Petrobrás.
Além disso, o governo federal e o presidente da Petrobrás adotam a política do Preço de Paridade de Importação – PPI, que obriga a empresa a considerar desnecessariamente gastos de importação que a Petrobrás não tem só para encarecer os preços e facilitar a vida de empresas privadas e multinacionais, que ganham muito dinheiro importando combustíveis especialmente dos Estados Unidos.
O golpista Temer e Bolsonaro fazem caridade com concorrentes às nossas custas
Desde o Golpe 2016, a Petrobras se baseia no PPI, praticando preços do mercado internacional nos derivados de suas refinarias, agindo assim como como se fosse importadora. De acordo com o economista Cláudio Costa de Oliveira, naquele ano, a Petrobras passou a considerar os preços internacionais, somar a eles os gastos com fretes do exterior para o Brasil, os custos com internação dos produtos ( gastos portuários e alfandegários), o custo de seguro para precaver variações de cambio e preços, e também atribuir uma margem de lucro. Assim é calculado preço de venda nas refinarias da companhia.
Trata-se de um esquema de entrega do mercado da Petrobras para seus concorrentes, sob a alegação de que o Brasil é um mercado de livre concorrência e as distribuidoras merecem a oportunidade de importar derivados, se quiserem. Os golpistas fazem caridade com os concorrentes às custas do suor do povo brasileiro que não consegue nem mais comprar gás de cozinha.
Locais e horários da ação solidária dos petroleiros
Belford Roxo (RJ)
Horário: 9h Local: Rua Padre Egídio, 78 - bairro Lote 15 (Paróquia São Simão) Combustível: Gás de cozinha – 50 botijões
Salvador (BA)
Horário: 11h Local: Posto BR – Avenida Vasco da Gama, em frente à antiga Coca-Cola Combustível: Gasolina – 100 vouchers
Manaus (AM)
Horário: 10h Local: Avenida José Lindoso (antiga Avenida das Flores), s/n, Loteamento das Orquídeas Combustível: Gás de cozinha – 200 botijões
Esteio (RS)
Horário: 10h Local: Rua Rio Grande, 2092, Centro Combustível: Gás de cozinha – 100 botijões
Jaboatão dos Guararapes (PE)
Horário: 10h Local: Rua Boa Esperança, s/n - em frente à Escola Estadual Nestor Gomes de Moura - bairro Vila Rica Combustível: Gás de cozinha – 200 botijões
São Mateus (ES)
Horário: 8h Local: BR-101, km 67,5 (portaria da Base 61, sede da Petrobrás em São Mateus) Combustível: Gás de cozinha - 100 botijões
Notícias Relacionadas
- Marcelo Auler: Toffoli sufoca petroleiros com multas e greve só de 10%
- Greve dos Petroleiros e segurança alimentar
- 10 razões para você apoiar a greve dos petroleiros
- Dados para ajudar a greve dos petroleiros e petroleiras
- A greve dos petroleiros é legítima e trabalhadores não são “privilegiados”, por Tadeu Porto
- Ministro acata ação da direção da Petrobras e impõe multa a sindicatos por greve
- A Petrobras está dentro de nossas casas, por Frei Sérgio Antônio Görgen ofm
- Ives Gandra bloqueia contas de sindicatos para acabar com greve dos petroleiros
- Petroleiros: Greve chega ao 7º dia sem piquetes e com 70 unidades paradas