Uma pesquisa de opinião realizada pelo instituto Atlas Intelligence revelou que 30% dos policiais militares brasileiros pretendem comparecer aos atos golpistas convocados pelo presidente Jair Bolsonaro para o 7 de setembro, Dia da Independência. Os dados mostraram ainda que 34% são favoráveis à instalação de uma ditadura no Brasil.
No universo de 3.146 PMs ouvidos por todo o país, 44% disseram que não têm a intenção de comparecer às manifestações de caráter autoritário convocadas pelo presidente. 15% disseram ainda que provavelmente não irão, enquanto 5% afirmaram que talvez, número quase igual aos 6% que não souberam responder.
Como a participação de militares em atos políticos é vetada no país pela lei, 40% dos entrevistados afirmaram estar em desacordo com essa norma e gostariam que os fardados pudessem frequentar livremente eventos do tipo.
Entre os policiais civis, a adesão ao bolsonarismo é bem menor. Apenas 17% afirmaram que pretendem participar dos atos golpistas e 70% acreditam que a convocação feita pelo presidente para essas manifestações “não é justificada”, enquanto só 29% dos PMs pensam do mesmo jeito. Também foi de 70% a proporção dos policiais civis que afirmaram que “com certeza não comparecerão” à convocatória do presidente.