Em discurso em ato com as centrais sindicais argentinas CGT e CTA, o ex-presidente Lula (PT) comparou a gestão neoliberal de Mauricio Macri, que perdeu as últimas eleições presidenciais, em 2019, para Alberto Fernandez, a de Jair Bolsonaro (PL) no Brasil.
Na conversa com os representantes dos trabalhadores argentinos, o petista afirmou que as pessoas que não se importam com política acabam colocando "a raposa no galinheiro".
"Porque a gente passa o ano inteiro brigando com o patrão e quando chega na época das eleições, a gente não se incomoda com política, e elege o patrão", disse Lula indagando qual o benefício Macri levou para o trabalhador argentino.
"É como se a gente fosse colocar uma raposa no galinheiro achando que ela ia tomar conta da galinha. Ela vai comer. Como fez o Macri aqui na Argentina", emendou.
Em seguida, ele comparou com a situação no Brasil, desafiou a qualquer um a fazer um estudo sobre os recursos alocados aos estado - que, segundo ele, foram maiores em seu governo e no de Dilma Rousseff (PT) - e disse que Bolsonaro "não fez nada!".
"Me diga uma obra que o Bolsonaro já fez? Esses dias viajou 4 mil quilômetros para inaugurar uma ponte de madeira de 18 metros. Ou seja, ele não fez nada!", disse.
"Agora o Macri fez uma grande obra: pegou US$ 44 bilhões emprestados do FMI para pagar os empresários. Fez uma grande obra, deixou uma dívida imensa para Alberto Fernandez pagar", ironizou.
Assista ao discurso de Lula