O presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), na manhã desta segunda-feira (18), durante conversas com os seus apoiadores, criticou algumas questões do ENEM as quais, ressaltou, que são dos governos anteriores e citou, especificamente uma que trazia o debate sobre a diferença salarial entre a jogadora Marta e Neymar.
"O banco de questões do ENEM ainda não é do meu governo, é dos governos anteriores. Tem questões ali ridículas. Comparando mulher e homem jogando futebol e porque a Marta ganha menos do que o Neymar. Não tem que ter comparação, o futebol feminino não é uma realidade no Brasil”, disse Bolsonaro.
Na sequência, o presidente afirmou que “o que o Neymar ganha por ano, todos os times de futebol juntos do Brasil não faturam por ano. Como é que você vai pagar pra Marta o mesmo salário?”.
Por fim, o presidente afirmou que a diferença de salário entre homens e mulheres é determinada pelo setor privado. "Isso se chama iniciativa privada, é ela que faz o salário e mostra para onde o mercado deve ir”, finalizou.
A discussão sobre a diferença salarial da jogadora Marta em relação ao Neymar é realizada desde que a atacante da seleção brasileira de futebol feminino se tornou uma das maiores goleadoras do mundo e já foi eleita seis vezes como a melhor jogadora do mundo pela Fifa. Prêmio que o jogador Neymar nunca ganhou.
A fala de Bolsonaro pode ser conferida a partir do minuto 12 no vídeo abaixo: