Padilha quer que MEC esclareça relação com organização social que vai revalidar diplomas estrangeiros

Deputado federal questiona se ministério tem algum instrumento assinado com Icespe, que publicou edital para organizar processo de revalidação de diplomas

O deputado federal Alexandre Padilha (Foto: Lula Marques)
Escrito en NOTÍCIAS el

O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) encaminhou nesta segunda-feira (31) requerimento ao Ministério da Educação (MEC) para que esclareça se tem relação oficial com uma organização social que deve organizar o processo de revalidação de diplomas.

Padilha questiona no ofício se o MEC tem algum instrumento (convênio, acordo de cooperação técnica, protocolo de intenções) em tramitação com o Icespe - Instituto Nacional De Convalidação Do Ensino Estrangeiro.

O instituto publicou edital que, segundo Padilha, surpreendeu a todos. O instrumento público diz ter o objetivo de “organizar e terceirizar o processo de revalidação de diplomas em conjunto com universidades públicas”.

O deputado federal entende que o MEC precisa esclarecer se houve reunião de dirigentes da pasta com representantes da organização. Além disso, questiona se o ministério tem algum trâmite interno relacionado à concessão da certificação para o Icespe. Ainda pergunta se há denúncias envolvendo a entidade em razão desse processo.

Ex-ministro da Saúde, o parlamentar lembra que os processos de revalidação de diplomas estrangeiros em medicina no Brasil são polêmicos e com forte interesse público do seu modo de atuação.

O ofício ainda pontua que o Congresso tem buscado a efetivação do Revalida, exame que vinha sendo usado para tal fim. Também questiona o MEC se há cronograma para sua aplicação.

“Tais fatos, suscitam diversas dúvidas relacionadas à atuação do MEC diante dessa OSC”, argumenta Padilha no final do documento.