Nos últimos dias, um dos vídeos mais visto no Chile através das redes sociais é um onde o presidente do país, Sebastián Piñera, está sentado, assistindo o velório de seu tio-avô, o padre Bernardino Piñera. Em 44 segundos, é possível ver o mandatário sentado, tentando controlar seus espasmos, mas sem sucesso, já que não consegue parar de mover a cabeça, os ombros e os pés.
As imagens têm provocado diversas especulações na imprensa chilena sobre a saúde de Piñera, que tem 70 anos de idade. Alguns meios, como o El Ciudadano e o canal televisivo La Red, especulam com a possibilidade de que o presidente chileno possa ter algum problema neurológico.
Dicen que se desmaya varias veces al día, que toma una cantidad de ansiolíticos que harían dormir a un elegante y aún así duerme, con suerte, un par de horas por la noche.
— PrimeraLíneaTwitt3ra (@PrimeraLineaTw) July 2, 2020
Al alguien le parece una persona sana? Qué más hay detrás de esos sintomas??#UnLocoNosGobierna pic.twitter.com/9noWnJyawT
Os tics nervosos de Piñera são conhecidos no Chile, e inclusive lembrados por muitos humoristas que o satirizam, mas algumas fontes de meios locais, ligadas ao Palácio de La Moneda, afirmam que têm se intensificado desde o começo da revolta social no país, em outubro de 2019, situação que não melhorou a partir da pandemia e da piora dos números do coronavírus no país, a partir de maio. Durante todo este período, o presidente tem evitado aparições em público.
Diante dessa situação, alguns parlamentares da oposição, 3 parlamentares da oposição já enviaram ao Congresso um pedido de revisão de saúde do presidente.
Um deles é o senador Juan Ignacio Latorre, da Frente Ampla. “Sou profissional da saúde mental, e como tal falo como tal, e não como político opositor, com toda a seriedade possível, que acredito que, por sua própria saúde, seria importante que o presidente passasse por uma revisão médica”, comentou Latorre.
O vídeo do presidente chileno também despertou comparações com o caso da chanceler alemã Angela Merkel, que apareceu em pelo menos 3 vídeos em público também com espasmos incontroláveis. Meses depois, ela anunciou que não concorrerá ao seu quinto mandato consecutivo, nas eleições que ocorrerão no país em 2021.